Coluna

Política de segurança de Caiado e as 10 cidades goianas mais seguras

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de agosto de 2023

O governador goiano Ronaldo Caiado (União) reforça sempre que “em Goiás, bandido muda de profissão ou de Estado”, numa referência de que a criminalidade não viceja no território goiano. A princípio, soa como arroubo político, mas graças à política de enfrentamento ao crime estabelecida pelo governo e executada pelo aparato policial, os índices de criminalidade caíram. E o mais importante: teve reflexos nas cidades médias e acima de 100 mil habitantes em Goiás, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou recentemente. Não basta só a presença constante do aparato policial nas ruas, mas, sobretudo, a habilidade e inteligência do governo em administrar os conflitos sociais. Caiado faz isso e reforça sua narrativa alicerçada em números que atestam o baixo índice de criminalidade no Estado. Tanto que o Anuário apontou as 10 cidades goianas mais seguras para se viver e trabalhar. Por ordem, do primeiro lugar ao décimo: Itumbiara, Rio Verde, Anápolis, Goiânia, Trindade, Formosa, Novo Gama, Valparaíso, Jataí e Catalão.  O que chama a atenção é que três cidades do Entorno de Brasília, tidas como violentas em um passado recente, agora figuram entre as 10 mais seguras do Estado: Valparaíso, Formosa e Novo Gama. Elas atestam que as políticas de segurança adotadas por Caiado surtiram efeito. O cidadão agradece.

Guarda Civil de Novo Gama

Para o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), “a queda nos índices de crimes atestam o acerto do governador Ronaldo Caiado em estabelecer parcerias com os prefeitos na área de segurança”. “Somam-se à política de segurança investimentos feitos pela nossa gestão para criar a Guarda Civil de Novo Gama”, diz Mangão.

Continua após a publicidade

Bruno mergulhou

No jargão político, quando uma liderança ‘some’ do radar da mídia, diz-se que ele ‘mergulhou’, ou seja, sumiu do noticiário. Mas isso não significa que desistiu do projeto, mas apenas dando um tempo para avaliar os cenários. O presidente da Alego, Bruno Peixoto (União), tem evitado os holofotes. Tem coelho nessa cartola.

Na espreita

De acordo com uma fonte, Bruno Peixoto está em ‘modo avião’ e avalia os movimentos de Gustavo Mendanha e de Ana Paula, os dois do MDB. Caso Mendanha ou Ana Paula entrem no jogo, Bruno volta ao seu projeto original: candidatar-se a deputado federal em 2026.

Inclusão Prado

Aprovado em 2ª votação o projeto do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) que dispensa renovação do laudo médico pericial da pessoa com deficiência. “Essa é uma proposição para que a pessoa com deficiência tenha mais acesso a direitos e garantias”, reforça Eduardo Prado.

Mesas de jogos

O vereador Lucas Kitão (PSD) quer mesas de alvenaria para a prática de jogos de tabuleiro e de baralho em praças e parques públicos. O intuito da proposta, segundo o parlamentar, é dar espaço para que os idosos e aposentados tenham um local de entretenimento ao ar livre onde possam jogar jogos como dama, xadrez e baralho.

Tarifa Social

Por meio de um trabalho contínuo e de busca ativa, a Equatorial Goiás já cadastrou 80 mil clientes no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia. A previsão é de que este incremento injete R$ 120 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. (Especial para O Hoje)