O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Por falta de orçamento do governo e da Receita, contribuinte será cobrado para pagar impostos 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 16 de maio de 2025
Lula aposta em China e Rússia para reaquecer economia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nos bastidores da contabilidade, um assunto pouco divulgado tem tirado o sono dos profissionais. O governo e a Receita Federal (RF) não têm como custear gratuitamente o sistema que entrega a tributação.  

Isso significa, que indiretamente, o contribuinte será cobrado para pagar as suas taxas e os seus impostos. Uma vez que o governo via Serpro (estatal de TI) vai precisar desenvolver um programa para adequar a entrega das obrigações fiscais e tributárias para a Receita, conforme prevê a Reforma Tributária. 

O motivo dessa necessidade é que os atuais programas não são compatíveis, e a Receita afirma que não tem como torná-los compatíveis, então será necessário criar outro. No entanto, o órgão apontou que não tem receita para isso.  

Leia mais: Alego aprova em definitivo o Propag

Desse modo, os contadores terão que pagar uma taxa de uso para recolher os tributos. Com isso, muitos profissionais afirmam que o valor será repassado para os contribuintes, no sentido que a absorção completa pode não representar sentido financeiro.  

Para além da imoralidade de se aumentar os custos do setor produtivo – que já é punido com elevados encargos –, cobrar taxa para os contribuintes cumprir suas responsabilidades com o fisco, se parece com uma maneira inovadora de se demonstrar que o governo e o Estado não conseguem nem cumprir sua atividade primária: o recolhimento. 

Caso a medida seja levada até o fim, a gestão do presidente Lula terá mostrado, talvez, não a sua pior perturbação aos pagadores de imposto, mas a mais obscena evidência de que não sabe o que está fazendo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.