O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Por meio do STF, Brasil se torna 1ª democracia a criar normas para a internet por sentença judicial

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 16 de junho de 2025
STF inicia depoimentos de testemunhas da tentativa de golpe de Estado
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) fez o País alcançar mais um marco em sua história recente: se tornar a primeira democracia a instituir regras — e órgão fiscalizador — para a internet por meio de sentença judicial. O objetivo da Corte é salvar a democracia brasileira do caos, das mentiras e do ódio, mas como a intenção original do planejamento estatal quase sempre resulta no oposto, os Poderes já se preparam para o conflito: o Legislativo, no geral, se sente ‘atropelado’ pelo Judiciário — como de fato foi.  

Apesar de o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, afirmar que o julgamento do conjunto de dois recursos do Marco Civil da Internet não se trata de uma tentativa de legislar, os temas deliberados pelo Tribunal, na prática, fazem isso. No sentido em que discutem a responsabilidade civil das plataformas da internet por conteúdos de terceiros e a sua responsabilização no caso da não remoção de material ofensivo a pedido dos ofendidos sem ordem judicial. 

Leia mais: Câmara dos Deputados pauta urgência para suspender aumento do IOF

A sessão sobre o caso retorna no dia 25 deste mês, em uma quinta-feira. No entanto, os ministros já formaram maioria para decidir a favor da responsabilização e da remoção de conteúdos sem decisão judicial. Na perspectiva da atribuição dos Poderes, o Judiciário ultrapassa, mais uma vez, a linha da boa convivência institucional. Com a narrativa que diz que o Legislativo se encontra passivo, o Tribunal tem avançado em diversos assuntos que, em qualquer país democrático, seriam, normalmente, tratados pelos representantes do parlamento.  

Em bom português: o Judiciário, com a sua sanha por se tornar o Poder acima dos outros, instaura o caos que deseja combater. (Especial para O Hoje)  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.