Coluna

Por palanque em Goiás, grupo bolsonarista articula candidatura

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 11 de junho de 2021

Não foi por acaso que o presidente Jair Bolsonaro fez questão de escolher evento religioso em Anápolis, onde o secretário de Transportes Metropolitanos e presidente do PP, em Goiás, Alexandre Baldy, tem base eleitoral. Diante dos sinais de que o Democratas trabalha para indicar um nome à mesa com, por exemplo, o PSDB, interlocutores de Bolsonaro, como o deputado Major Vitor Hugo (PSL) e o próprio filho dele, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota), não escondem a ideia de lançar um nome para o governo estadual, para ter palanque por aqui. E, nos bastidores, aparece, a princípio, a figura de Baldy, estimulado pelo presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira. 

Novo voo? 

Depoimentos gravados por prefeitos e pastores, que foram parar nas redes sociais de Vitor Hugo, há, nas entrelinhas, apoio a uma eventual candidatura dele ao governo, em 2022. Empolgado, disse que a maioria do PIB goiano estava no evento em Anápolis. 

Continua após a publicidade

Curinga  

O Patriota do ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, é visto como curinga no xadrez articulado por interlocutores de Bolsonaro, para montar palanque em Goiás. 

TCM mantido 

De nada valeu o voto em separado do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), para tentar derrubar o relatório do deputado Talles Barreto (PSDB), favorável à manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios. A PEC de Henrique Arantes (MDB) vai agora a plenário. 

Cardápio  

Nas incursões pelo entorno de Brasília, o governador Ronaldo Caiado reuniu ontem nove prefeitos ao redor da mesa do anfitrião Carlinhos do Mangão (PL), em Novo Gama. Provaram das iguarias os prefeitos de Cidade Ocidental, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina, Águas Lindas, São Joao da Aliança, Abadiânia e Alexânia. 

Fritadeira  

O procurador da República Helio Telho indaga que, ao defender a dispensa de máscara, Jair Bolsonaro estaria colocando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na frigideira? O tempo dirá.

Recado dado 

Membro da base aliada, na Alego, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) fez campanha para tentar derrubar a indicação de Guy Francisco Brasil Cavalcante para a AGR. Conseguiu alguns votos, mas não impediu a aprovação da matéria do Executivo. 

Espírito de corpo 

Por considerar que foro privilegiado é um guarda-chuva protetor de autoridades que cometem delitos, o deputado e presidente do Podemos, José Nelto, cobra essa pauta do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. 

Disputa

Em comum acordo com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), o líder da bancada do partido na Alego, Paulo Cezar Martins, vai bater chapa com Daniel Vilela nas eleições do diretório. 

CURTAS 

– Pagamento da data-base ao funcionalismo público municipal volta à discussão na Câmara de Goiânia. 

– O deputado tucano Helio de Sousa quer entender por que Cuiabá vai receber vacinas extras contra Covid-19, e Goiânia, não, por conta da  Copa América.