Coluna

PP descola do MDB goiano e pode seguir caminho oposto em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 07 de agosto de 2023

Aos 43 anos, o presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, já acumulou bagagem política que poucos homens públicos alcançam: deputado federal, ministro das Cidades, secretário de Infraestrutura em São Paulo e atualmente presidente da Agehab no governo de Ronaldo Caiado (UB). Soma-se ao currículo a fama de bom articulador da legenda a nível nacional, além de homem de confiança do presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira. Mas ultimamente não tem tido a mesma performance de seus feitos anteriores. Mesmo sendo fiel e leal ao governador Caiado, seus últimos movimentos políticos indicam que, em 2026, ele pode caminhar em outra direção. O primeiro sinal foi ter se distanciado do MDB do vice-governador Daniel Vilela, embarcando na gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Sinal claro de que não apoiaria um candidato emedebista para a Prefeitura de Goiânia, no caso, a empresária Ana Paula do Iris, nome bancado por Daniel Vilela para prefeito, assim como Gustavo Mendanha. Em Anápolis, também não deu liga uma aliança entre o PP do prefeito Roberto Naves e o suplente de deputado federal Márcio Corrêa (MDB). Nos bastidores do serpentário político, a tese mais ouvida é que Alexandre Baldy deve apoiar a possível candidatura de Wilder Morais (PL) ao Governo de Goiás em 2026. Mas em política o adversário de hoje vira aliado amanhã. Fica uma pergunta: em Anápolis, Baldy apoiaria o ex-deputado federal Vitor Hugo (PL) para prefeito?

Vilmar Mariano terá apoio de Caiado

Ao ser perguntado por um repórter se MDB e União iriam caminhar juntos na reeleição do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (com metade do corpo no MDB), o governador Ronaldo Caiado (UB) foi taxativo: “Eu faço política respeitando as lideranças e jamais deixarei de estar com o prefeito Vilmar”.

Continua após a publicidade

Respeito e diálogo

Caiado disse que vai conversar com todas lideranças do município. “Vou chamar o Gustavo Mendanha para conversar, o Daniel Vilela, os vereadores que estiverem dispostos e também as lideranças comunitárias. “É assim que se consegue construir uma candidatura numa cidade tão importante como Aparecida.”

Por falar em…

… Aparecida, finalmente o deputado federal Professor Alcides (PL) declarou publicamente que é pré-candidato a desbancar Vilmar Mariano da cadeira de prefeito em 2024. O anúncio oficial será no dia 29 de outubro com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Menos pé na jaca

Pragmático e com um faro político aguçado para sobreviver, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, vai apostar em candidatos moderados, como o Professor Alcides. Enquanto Bolsonaro anuncia que vai eleger 1 mil prefeitos, Costa Neto foca em gente menos carbonária e nas grandes e médias cidades.

Alô, Rogério!

Fornecedores que prestam serviços à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc) estão há quatros meses sem receber. A maioria são pequenos empreendedores e não têm como manter o negócio funcionando por mais tempo.

Irredutível

Se depender do relator do novo arcabouço fiscal, Cláudio Cajado (PP-BA), o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) vai sofrer corte, ou seja, permanece no projeto. Nos últimos meses, a tropa de choque liderada pela vice-governadora Celina Leão (PP) tem feito marcação cerrada em busca de apoios para que o FCDF fique fora do arcabouço fiscal. (Especial para O Hoje)