Coluna

PP e Republicanos no governo Lula afasta bolsonaristas das siglas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de agosto de 2023

Na proporção em que avança o embarque do Centrão no governo Lula, também surgem manifestações contrárias dentro do Republicanos e no PP. Por enquanto, a operação não foi concretizada devido à falta de boas vagas em ministérios e estatais dignos das siglas. Diante do impasse, Lula terá que sacrificar alguns cargos ‘companhêros’ para acomodar os novos inquilinos. Enquanto não se concretiza oficialmente o “toma lá dá cá”, os buchichos, restritos aos bastidores, dão conta de que haverá ranger de dentes, principalmente dos bolsonaristas que, por uma questão de espaço no PL na eleição, foram acomodados no PP e Republicanos, partidos que até então eram “antipetistas desde criancinha”. Entre os que manifestaram publicamente o desagrado, encontra-se a senadora do Distrito Federal, Damares Alves, “terrivelmente evangélica” e bolsonarista. Ela não esconde o desconforto dentro da legenda que, pela sua origem, seria próxima dos neopentecostais. Damares tem dito que está de malas prontas para aterrizar no PL.

Bom para Lula e o Centrão

De acordo com fontes dentro do bolsonarismo, tem muitos deputados que estão dispostos a mudar de sigla. Para especialistas, pode ser bom para Lula conquistar maioria na Câmara – fala-se em 300 deputados –, mas, a médio prazo, Arthur Lira pode perder força e comprometer seus planos de reeleição.

Continua após a publicidade

Ciro Nogueira

 Por enquanto, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), segue dizendo que será oposição. Ele tem dito que a euforia com o governo Lula será breve devido ao déficit público que está na casa dos R$ 42,5 bilhões.

Cidadão-eleitor

O assunto Reforma Política abordado pela Xadrez nesta terça-feira (1º) levantou uma questão que a maioria dos políticos detestam: mudar a legislação eleitoral. Cedo ou tarde será feita porque, a cada eleição, os eleitos ficam mais distantes do cidadão-eleitor, que passa a ser um mero detalhe.

Acelera CLDF

A Câmara Legislativa do DF retomou suas atividades nesta terça-feira (1º) e o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), quer rapidez na aprovação de projetos de interesse do GDF e da população.

‘Lulinha’ prefeito

A festa para celebrar os 50 anos do vice-prefeito de Cidade Ocidental, Luiz Gonzaga Viana Filho, conhecido politicamente como ‘Lulinha’, teve caráter de apoio para disputar a prefeitura em 2024. O prefeito Fábio Corrêa (PP) está no segundo mandato.

Então tá!

“A gente é político, mas a proposta desse evento não é a política, e sim receber meus familiares e amigos para uma grande confraternização”, discursou para uma grande plateia.

Apoio ou gentileza?

Além de lideranças de bairros, vereadores e parte do secretariado bateram ponto também no aniversário do ‘Lulinha’, o prefeito Fábio Corrêa e o presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Budim. Simbolismo de apoio ou gentileza? A conferir. (Especial para O Hoje)