Coluna

PP, PL e UB vão continuar sendo “mais ou menos aliados de Lula”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 25 de março de 2023

Por enquanto, a tradicional negociação do executivo em busca de apoio da maioria no Congresso às custas do ‘toma lá dá cá’, não funcionou. Nem Lula e muito menos o presidente da Câmara, Arthur Lira sabem o tamanho da força que ambos têm no legislativo. Este quadro incerto e a falta de regras claras na condução da economia, pode unir o PL, PP e UB nas votações importantes para o país, principalmente, a tão esperada Reforma Tributária. As conversas ainda são preliminares, mas não é descartada a formação de um blocão entre as três siglas, mesmo com o UB aboletado em três ministérios de Lula, não significa garantia de votos. A situação tem sido motivo de preocupação para os petistas, afinal, o apoio do ‘Centrão’ formado por esses partidos é de “mais ou menos aliados”, tanto pode votar a favor do governo ou contra. Esta situação “mais ou menos governo” terá reflexos nos estados, notadamente, em Goiás onde a centro-direita e a direita fincaram raízes. É nessa vertente que o presidente do PP no Estado e da Agehab, Alexandre Baldy foca para ampliar o número de lideranças na disputa para prefeito, vice e vereadores em 2024. Historicamente o PP é identificado como centro-direita.

Ciro Nogueira segue na oposição

Em meio ao cenário de incertezas do governo Lula, Ciro Nogueira segue sendo oposição, mas deixa claro aos deputados e senadores que, se quiserem, podem negociar com o Governo Federal individualmente. Lula tem sangue no olho em relação ao senador Ciro Nogueira por conta do apoio a Jair Bolsonaro. Já Ciro Nogueira acredita que Lula não vai conseguir tirar o país da crise econômica.

Continua após a publicidade

Liderar a direita

Ciro Nogueira (PP) será o operador político do ex-presidente Jair Bolsonaro que anunciou retornar ao Brasil na quinta-feira (30). A ideia é manter a direita ativa. Quanto ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto segue sendo o organizador partidário. O lançamento de Michelle Bolsonaro como presidente do PL Mulher já é parte dessa estratégia.

Baldy estratégico

Não à toa que o presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy é, sem exagero, o aliado mais estratégico a nível nacional para o governo de Ronaldo Caiado (UB). Além de ser um dos líderes mais próximos de Ciro Nogueira, Baldy conhece como poucos “os caminhos das pedras” na Esplanada dos Ministérios.

Caiado, o prussiano

Circula nas redes sociais, Live do governador Ronaldo Caiado que teve como tema, a rede de proteção social do governo. Bem ao seu estilo franco, prussiano, objetivo e expressando senso de responsabilidade, pontuou como estadista e não apenas um político de ocasião.

Interlocutora

A vereadora e presidente do PT estadual Kátia Maria tem sido uma interlocutora importante para o governo de Ronaldo Caiado (UB) junto ao governo Lula. Essa semana, ela foi a Brasília com o secretário de Governo, Adriano Rocha Lima para participar de reunião sobre o transporte coletivo no Entorno do DF. Kátia tem acompanhado de perto a questão que busca soluções e melhorias para o serviço e a redução dos valores da tarifa.