O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Pré-campanha mais cara faz candidato honesto desistir

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 2 de janeiro de 2026
campanha
Foto: Hellenn Reis Alego

Em tese, as campanhas eleitorais ficariam mais baratas com o tempo encurtado (45 dias), sem financiamento privado. Na prática, ocorreu o contrário, pois pré-campanha como a atual tem mais de ano e a gastança se ampliou. O presidente da Alego, Bruno Peixoto, por exemplo, há mil dias esbanja para se eleger deputado federal. Inclui a TV Assembleia transmitindo campeonato de futebol, o programa Deputados Aqui e nomeação de centenas de ex-prefeitos, ex-deputados e parentes de atuais vereadores. Por isso, 90% dos honestos desistem da disputa já nesta fase, observando o torra-torra dos compradores de votos.

O valor que o pródigo declara à Justiça Eleitoral é uma pequena fração. Já financiou conselheiros tutelares no Estado inteiro, torrou o máximo nas disputas municipais e não interessa se seus aliados foram eleitos ou não, estão comprometidos para 2026. Essas despesas, que são imensas, ficam fora da prestação de contas. Para deputado federal, o golpe é ainda maior, já que sustentam ainda as aventuras dos estaduais de suas dobradas.

Como os promotores e os procuradores da República que atuam na área eleitoral podem pegar esses malfeitores? Simples. O HOJE passou a primeira manhã do ano olhando imagens de políticos em visitas a suas bases. Ali está a confissão. Aquele prefeito virou base do deputado só porque o parlamentar é lindo? O magote de vereador bajula o pré-candidato só por seus belos olhos? Ou aquele sujeito, cuja origem é a centenas de quilômetros dali, está moendo dinheiro há anos naquela cidadezinha de poucos eleitores? Portanto, basta seguirem o dinheiro. E as redes sociais. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.