Coluna

Pré-candidatos a prefeitos profissionalizam as campanhas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 07 de junho de 2024

Devido a crescente participação do cidadão-eleitor nas decisões políticas sobre suas cidades, as manifestações de apoios às teses de pré-candidatos A, B ou C, exigem orientações de profissionais especializados em comunicação, principalmente digital e de estratégias eleitorais. Cidades acima de 20 mil habitantes, dificilmente um candidato terá êxito na disputa eleitoral confiando apenas em amigos e apoiadores. Necessita o mínimo de estrutura profissional para alcançar o cada vez mais cético e exigente cidadão. “Mesmo em cidades com menos de 20 habitantes, o pré-candidato que não tiver um bom profissional para utilizar as novas técnicas de comunicação, terá dificuldades de ganhos no corpo a corpo nas ruas”, explica o veterano em campanhas eleitorais e especialista em marketing, Mário Filho, do Grupom. Ele acrescenta que em cidades acima de 50 mil habitantes, é necessário o candidato ter um abrangente grupo de WhatsApp. Numa linha de estratégia parecida, o professor, escritor e especialista em marketing digital, Darlan Campos explica que as campanhas estão passando por um processo cada vez mais profissionalizado. “Devido novas tecnologias e a velocidade em que as informações circulam pelas comunidades digitais, exige dos postulantes a cargos eletivos, campanhas assistidas por profissionais especializados, seja para o rádio, TV, meios impressos e, especialmente, para plataformas digitais. Este é um caminho sem volta”, vaticina Darlan.

Marqueteiros entram em cena

Os pré-candidatos a prefeito de Aparecida, Professor Alcides (PL) contratou o especialista em campanhas eleitorais nacional, Marcelo Vitorino e o prefeito Vilmar Mariano (UB) terá o também veterano em campanhas, Jorcelino Braga. Em Goiânia, Rogério Cruz (SD) que luta em busca da reeleição, contratou o marqueteiro pernambucano, Paulo Moura. Gustavo Gayer, do PL, disse aos seus auxiliares que fará uma campanha só no WhatsApp e celular.

Continua após a publicidade

Sem improviso

Sem chance para improvisação, o pré-candidato da base caiadista, Sandro Mabel (UB) pode ter Ana Luisa de Almeida e André Schaer coordenando o marketing. O publicitário Renato Monteiro da Cantagalo é o marqueteiro de Vanderlan Cardoso (PSD) e de Adriana Accorsi (PT), por enquanto não foi definido e o marqueteiro da pré-campanha, Otávio Antunes, segue orientando a candidata.

Lissauer Vieira…

…fechou também com o marqueteiro Marcelo Vitorino, o mesmo do Professor Alcides em Aparecida. Lissauer anuncia na segunda-feira (10), o seu vice e a equipe que vai atuar na campanha.

Desconfiados

Em conversa com dois vereadores da base do prefeito Rogério Cruz (SD), desconfiam que houve algum tipo de ‘armação’ para desgastar o prefeito politicamente. Criticaram também, a CEI da Saúde, mas o secretário de Governo Municipal, Jovair Arantes entrou em cena para a retirada de assinaturas.

População punida

Novamente a população de Goiânia é punida com a suspensão pela justiça proferida pela 4ª Vara de Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos de Goiânia, acatou liminar apresentada pela Promulti Engenharia, que elegeu a Limpa Gyn como a nova responsável pela limpeza urbana de Goiânia. Quem vai sofrer com o lixo acumulado será o cidadão que paga os impostos e não recebe os serviços.

É a Izaura!
Em Senador Canedo, a ex-primeira-dama Izaura Cardoso, esposa do senador Vanderlan, está em uma verdadeira maratona. A pré-candidata a prefeita mantém agenda diária na cidade, visitando moradores para falar da retomada dos projetos que fizeram para a cidade.