Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna

Prefeito de Luziânia rompe com vice e agrava crise política

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 31 de maio de 2021

Como se não bastasse o risco de perda do mandato, com o pedido de cassação de seu diploma feito pela Justiça Eleitoral, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM) entrou em atrito com a vice, Ana Lúcia (DEM), depois que ela fez duras críticas, em uma live, se ressentindo da falta de apoio na administração do Jardim Ingá. O distrito tem pouco mais de 100 mil habitantes e enfrenta problemas estruturais por falta de recursos. Depois dos desentendimentos, que a vice diz ver ingredientes políticos, Sorgatto tem dito a interlocutores que não descarta substitui-la por um aliado, diante do imbróglio que vem repercutindo na cidade. Em recado à ex-aliada, o prefeito disse não temer desafios e nem bravatas.  

Campo minado 

Enquanto isso, o deputado Wilde Cambão (PSD), que disputou a prefeitura de Luziânia com Sorgatto, inaugurou escritório político justamente no Jardim Ingá, para ganhar terreno do adversário. 

Continua após a publicidade

Contra-ataque  

Ao mesmo tempo em que o presidente Jair Bolsonaro impetrou no STF ação questionando medidas restritivas em Estados e municípios, 18 governadores, entre eles, Ronaldo Caiado, recorreram ao Supremo contra convocação de nove chefes de Executivos estaduais.

Obstrução  

Depois do pedido de vista da oposição, o projeto do governo que permite à Saneago buscar novas formas de arranjo organizacional para se tornar mais competitiva está na pauta da sessão da Alego, nesta terça-feira. 

Garantia  

Caso o Estado realize adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB) quer garantir, por meio de projeto, que o Plano de Recuperação Fiscal contenha previsão expressa de nomeação, dentro do prazo de validade, dos candidatos aprovados em concursos. 

Fim da hegemonia 

Antes dominada pelo PSDB, até agora nenhum prefeito de oposição ao governo Ronaldo Caiado se inscreveu para disputar a presidência da Associação Goiana dos Municípios, que tem eleição no final de junho. 

Avisado  

Ao comentar o fato de o STF ter enviado à Justiça Eleitoral de Goiás investigação contra Alexandre Baldy, o senador Jorge Kajuru (Podemos) revela ter entregado ao presidente Bolsonaro um dossiê sobre presidente do PP, em Goiás, durante a formação ministerial.  

Rinha política 

Depois do imbróglio do deputado Amauri Ribeiro (Patriota) com a Câmara de Goiânia, o vereador Marlon Teixeira (Cidadania) apresentou proposta para proibir criação de animais silvestres em cativeiro no município. 

De olho em 2022 

Em busca de firmar base eleitoral no norte de Goiás, o deputado federal e presidente do Podemos, José Nelto, trabalha para incluir quatro municípios da região na área de aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte. 

CURTAS 

– De caráter preventivo e não repressivo, a Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou correição ordinária nos órgãos de controle disciplina do MP de Goiás, entre os dias 9 a 11 de junho de 2021. 

– O ministro da Educação, Milton Ribeiro, inaugura hoje escola estadual em Barro Alto, junto com Ronaldo Caiado.