Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

Prefeito Sorgatto avança em conquistas sociais e gestão

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de março de 2024

Ano eleitoral é o mais difícil para gestores públicos, principalmente prefeitos. Eles são pressionados por eleitores, aliados e oposição, seja para entregar obras e, se possível, eleger o sucessor, caso tenha sido reeleito. Mas, quem vai bater à porta do cidadão-eleitor e pedir mais quatro anos à frente da gestão, são os mais cobrados. Começa pela montagem de chapas para vereadores, conclusão de obras e demandas da população que cresce continuamente. Esses desafios todo prefeito passa por eles, mas no caso do gestor de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), foi mais complicado, afinal, o município havia passado por turbulências políticas que afetaram consideravelmente, os processos de normalidade administrativa. Passados três anos e pouco, Sorgatto tem tido “bons motivos para respirar e comemorar avanços da gestão em saúde, educação e na área social”, conta o aliado, deputado estadual, Wilde Cambão (PSD). Diego disse à coluna que, ao assumir a gestão com uma dívida em torno de R$ 40 milhões, sem recurso em caixa e no pior momento da pandemia, o maior desafio foi equilibrar a receita do município. “Hoje, é uma alegria poder comemorar com a popular, os benefícios alcançados. Entre os destaques, na saúde, o programa ‘Opera Luziânia’, que ultrapassou 20 mil cirurgias. Soma-se a ele, o de alcance social, o ‘Tarifa Zero’ que a população usa o transporte urbano de graça”, resume Diego.

 “Firme com ao lado de Caiado”

Circularam nesta segunda-feira (4), especulações que o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB) e o deputado federal José Nelto (PP) estavam prontos para se filiar ao PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin. A Xadrez apurou que não passa de especulações, conforme uma fonte próxima a Bruno. “O Bruno não deixaria a presidência da Alego para disputar a Prefeitura de Goiânia sem o apoio da base de Caiado, muito menos o União Brasil. Ele segue firme ao lado do governador Ronaldo Caiado e seu projeto nacional”.

Continua após a publicidade

Darrot convidado
Ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB) recebeu convite do Palácio das Esmeraldas para participar da inauguração do Colégio Estadual Padrão Século XXI – Ronaldo Ramos Caiado Filho, nesta terça-feira (5)), em Goiânia. O empresário é pré-candidato a prefeito da capital pela base do governador Ronaldo Caiado (UB).

Pediu para sair

O ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, do PT, pediu exoneração do cargo de superintendente, em Goiás, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Aos 82 anos, Pedro Wilson, uma histórico do PT goiano, alegou problemas de saúde.

Unidos e fortes

Numa parceria entre a Prefeitura de Moiporá e Iporá, em conjunto com os produtores rurais dos dois municípios, deram início à construção de uma nova estrada na zona rural localizada na Serra do Morro do Macaco.  Além do escoamento da produção do agro, a estrada vai facilitar o acesso entre os dois municípios e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

Mulheres TPM

A psicóloga Ariana faz palestra gratuita nesta terça-feira (5), às mulheres no projeto “TPM-Terça Para Mulheres”. Este encontro presencial em Goiânia, foi criado “especialmente para mulheres que desejam transformar sua saúde física, mental e alcançar seus objetivos com mais facilidade”, garante as organizadoras.