Coluna

Prefeitos de prefeituras pequenas e médias estão de “pires na mão”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 04 de maio de 2023

“Poucos falam, mas as prefeituras pequenas e médias estão preocupadas com a situação do País. Só podemos contar com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios a nível nacional e em Goiás, com a AGM e FGM. Se essas instituições representativas não nos ajudarem, não sei o que será dos prefeitos com as contas vencidas”, diz e-mail enviado para a coluna nesta quarta-feira por um prefeito que pediu anonimato. De fato, há poucas semanas prefeitos procuraram os presidente da AGM, Carlos Andrade de Oliveira (Carlão da Fox), e da FGM, Haroldo Naves, por apoio para resolver a grave situação de muitos municípios goianos. Segundo eles, as demandas da população não cessam, principalmente na área de saúde, infraestrutura e nas obrigações salariais. “O ICMS do Estado caiu por conta de políticas do governo federal e quem paga a conta são os municípios. Não adianta irmos a Brasília protestar ou em encontros nacionais de prefeitos se recebemos só promessas e nada se resolve. Além de ser humilhante ficar mendigando, voltamos sempre de mãos vazias e bolsos cheios de promessas”, desabafa o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite.

Afrânio é Pábio

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), surpreendeu mais uma vez o meio político local ao anunciar, nesta quarta-feira (3), Afrânio Pimentel (PP) como secretário de Articulação Institucional. É mais uma tacada de Pábio para chegar em 2024 com um arco de alianças políticas pronto para vencer a concorrência.

Continua após a publicidade

“Será um soldado”

Em conversa com a Xadrez, o deputado federal Adriano do Baldy disse que “Afrânio será mais um soldado nas fileiras do prefeito Pábio”. Adriano não descartou que Afrânio seja candidato a vereador. “Pábio é um amigo e deu ao presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy, uma das maiores votações na disputa ao Senado.”

Sorrindo à toa

De acordo com um vereador aliado, o prefeito Rogério Cruz era puro sorriso nesta quarta-feira (3). O motivo foi a baixa na temperatura entre o Paço e a Câmara de Vereadores, indicativo de que, a partir de agora, é só olhar para a frente e virar a página de rusgas. A conferir.

Interesse do agro

A coisa engrossou de tal forma para o governo Lula no Congresso que o PT está disposto a negociar com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) uma troca de favores: a FPA ajuda o governo na ‘CPI de 8/1’ e, em troca, o PT ajuda na aprovação de novos defensivos agrícolas.

Por falar em CPI…

… já tem parlamentares anunciando que é possível um acordo com o governo: querem a queda do ministro da Justiça e Segurança em troca de apoios. A conferir a teoria da conspiração.

A sós com Lula

Aliados de Arthur Lira (PP) dizem que ele está “por aqui” de impaciência com a articulação política do governo e por isso foi ao Palácio conversar a sós com Lula. Depois dessa conversa, é possível o PP ser acomodado no barco lulista. (Especial para O Hoje)