Coluna

Prefeitos que vão disputar 2º mandato em 2024 ficam neutros

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de outubro de 2022
Senador eleito Wilder Morais intensifica contatos para manter mobilizadas as lideranças do interior pró reeleição de Jair Bolsonaro

Depois de receber apoios de oitos governadores dos 15 eleitos em primeiro turno, entre eles o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), Romeu Zema (Novo) e dezenas de lideranças, Jair Bolsonaro (PL) intensifica o foco nos prefeitos. Em Goiás, Caiado e o senador eleito, Wilder Morais (PL) mantém conversas com deputados eleitos e com lideranças municipais para mobilizar o máximo possível de apoios. Só que surgiu um problema: a maioria dos prefeitos que vai disputar a reeleição em 2024, tendem a ficar neutro. Avaliam que, diante da polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro, é prudente manter-se neutro. “Tenho conversado com colegas de nossa região [Entorno do DF] e a tendência é pela neutralidade”, resumiu à Xadrez um aliado de Caiado, mas que tem boa interlocução com lideranças do PT. Esta decisão resume a dificuldade de quem, caso seja reeleito, terá pela frente caso saia vencedor Lula ou Bolsonaro. O pano de fundo não é apoiar um outro, mas a sobrevivência política a partir de 2024 a 2026 quando haverá disputa para governador e presidente. Em 2026, não haverá no cenário político Lula, Bolsonaro e Caiado. Novos personagens vão entrar no jogo e quem estiver à frente do executivo municipal, será cortejado, assim como foi em 2022.

“Sou Bolsonaro”

“Sou Bolsonaro e meus aliados, incluindo nossa deputa estadual eleita, Zeli Fritsche estamos mobilizados em busca dos votos para dar uma grande vitória ao presidente”, assim se expressou o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) e prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoro (MDB). Outro que já colocou a campanha pró Bolsonaro nas ruas é o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB). “Acompanhei o governador Ronaldo Caiado no anúncio de apoio oficial ao presidente e saímos do Palácio da Alvorada mobilizados para dar uma vitória ao presidente”.

Continua após a publicidade

Bicentenário

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo país têm até o próximo domingo (9) para se inscreverem na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente pelo aluno, sem intermédio da escola, pelo site olimpiadabrasil.org.

Conservadores

Como no Congresso, os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em sua maioria são de perfil conservador. A exceção da bancada do PT, pautas de costumes não terão a menor chance de serem aprovadas.

Fim da trégua

O novo desenho político que emergiu das urnas, aponta que a partir da eleição do segundo turno, saia vencedor Lula ou Bolsonaro, o embate entre esquerda e direita tende a ser acirrado.

Prejuízo no campo

“Precisamos da intervenção de vocês [imprensa] junto a Enel. Nós produtores rurais, principalmente de leite, estamos tendo muito prejuízo com a constante falta de energia”, áudio recebido pela Xadrez na tarde desta segunda-feira (10). A fonte é da região de Morro Alto próximo a Iporá. “Há três dias que não recebemos fornecimento de energia”. Com a palavra, a Enel.

Cidadão goianiense

Nesta terça-feira (11), o assessor especial da Prefeitura de Goiânia e ex-editor de conteúdo do jornal O Hoje, jornalista Lucas Godoi recebe, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Goianiense. A iniciativa é do vereador Joãozinho Guimarães.