O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Presença constante de Daniel no Entorno amplia sua base eleitoral

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 21 de novembro de 2025
Daniel
Ilustração: Takeshi Gondo

Em conversas com seus aliados mais próximos, o vice-governador Daniel Vilela (MDB), pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas em 2026 pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lembra que “nossa gestão é social, municipalista e facilitadora do desenvolvimento econômico com segurança”. É com esse conceito que Daniel passou a percorrer o Estado e, recentemente, com maior presença no Entorno do Distrito Federal. Ele já esteve em Águas Lindas, Planaltina, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e, nos dias 25 e 26, em Cristalina. Na maioria dessas cidades, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, acompanharam Daniel, principalmente nos eventos do Goiás Social.

Gradativamente, o vice se familiariza com as principais demandas da população e aproveita para conversar com lideranças políticas e empreendedoras de cada município visitado. Daniel entende que os problemas mais complexos não podem ser resolvidos com promessas simplistas. Por isso, em todos os lugares em que pode dialogar com as lideranças, registra as reivindicações e se compromete a dar respostas rápidas. As demandas mais simples são atendidas rapidamente e as mais complexas informadas sobre o andamento. Esse modelo de conversar ‘olho no olho’, segundo aliados do vice-governador, será mantido como prática de governança.

Na avaliação de aliados, como a do deputado estadual por Luziânia e Entorno, Wilde Cambão (PSD), Daniel acerta em dar atenção especial à região. “Não tem como pensar uma eleição majoritária sem o Entorno. Embora não seja novidade, pois o Caiado focou suas duas campanhas na região e foi eleito no primeiro turno”, lembra o deputado. Wilde acrescenta que não tem como excluir o Entorno do debate político, afinal, “somos mais ou menos 700 mil eleitores”.

Unir para fortalecer o Entorno
Para o secretário de Goiás para a Região do Entorno do DF, Pábio Mossoró (MDB), as presenças do governador Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado e de Daniel Vilela significam o apreço que eles têm pela região. “O governo tem sido presente em nossos municípios com obras, segurança e constantes presenças”, diz Pábio. O secretário frisa que não é só em questões administrativas, mas sobretudo política. “Temos excelentes nomes de lideranças políticas e gestores públicos que podem ser indicados para compor a vaga de vice na chapa de Daniel Vilela”, frisa Pábio.

Se Vorcaro falar,…
… pode comprometer muita gente graúda que circula nos tapetes macios dos poderosos de plantão. Essa é a percepção das cabeças coroadas da Esplanada dos Ministérios e cercanias. Mas, por enquanto, os ataques estão restritos às redes sociais alimentadas pela esquerda. No DF, PT, PSol, PSB e associados estão com a faca entre os dentes e com gosto de sangue na boca. Querem tirar o governador Ibaneis Rocha (MDB) e sua vice, Celina Leão (PP), da corrida eleitoral de 2026.

É logo alí
No meio político, começou a contagem regressiva para a largada da troca de partidos. Faltam cinco meses para abrir a ‘janela da infidelidade’, que permite aos parlamentares trocar de legenda sem perder o mandato. Muitos fazem as contas e percebem que não terão votos suficientes em um partido grande e buscam os pequenos.

Novo líder
O prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio (UB), indicou para líder na Câmara de Vereadores o experiente parlamentar Valter Tomaz (Podemos). Valtinho, como é conhecido politicamente, foi assessor, secretário e articulador político do ex-prefeito Luiz Attié, hoje nos EUA. Dr. Luís precisa dar uma sacudida em seu governo e ampliar a comunicação política. Cristalina é um município importante e estratégico para ficar ‘isolado’ como está. Valtinho pode contribuir com ideias nessa seara.

Jataí na história
O professor Fred Le Blue, especialista em interface e urbanismo, envia à coluna uma sugestão de nota sobre referência histórica. Esta sexta-feira (21) marca os seis anos da morte de Antônio Soares Neto, ‘Toniquinho JK’, personagem que teve papel importante na criação da capital do País, Brasília. Em 1955, durante um comício do então candidato a presidente da República, Juscelino Kubitschek, na cidade de Jataí, questionou JK se ele iria cumprir a Constituição e mudar a Capital do País para o Planalto Central. Cumpriu. Diferente dos políticos de hoje.

‘Terrivelmente petista’ no STF – Jorge Messias, mais um ‘terrivelmente militante petista’ no STF indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como de sempre, fez tudo o que disse que não faria durante a campanha eleitoral de 2022: não indicar amigos para o STF. Agora, com Messias, passa a controlar quase 80% do Supremo. Benza a Deus!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.