Coluna

Presidente da FGM diz que extinção do TCM não passa na Alego

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 14 de maio de 2021

Eleito presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), garante que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), não será aprovada pela Assembleia Legislativa. Naves, que vai assumir o comando da FGM no início de junho, sai em defesa do órgão. “Eu tenho certeza de que essa proposta de extinção não vai passar em hipótese alguma”, declarou. A proposta é de autoria do deputado emedebista Henrique Arantes e foi subscrita por 26 parlamentares. Haroldo Naves trabalha para aproximar a Alego do TCM, tornando-se, assim, parceira do Tribunal. 

Manifesto  

Durante a sessão ordinária da Câmara de Goiânia de ontem, o vereador Leó José (PTB), que é aliado de Henrique Arantes, recolheu assinaturas em um manifesto contra o fechamento do TCM, que será encaminhado aos deputados. Lucas Kitão (PSL) assegura que o órgão auxilia o Legislativo goianiense. 

Lobby  

A vereadora tucana Aava Santiago revelou que foi procurada pelo presidente do TCM, Joaquim de Castro, para encampar campanha, na Câmara, para tentar convencer a Assembleia a engavetar a PEC que extingue o órgão. 

Para depor 

Instalada ontem, a Comissão Especial de Inquérito que vai investigar a Enel Distribuidora de energia, já listou parte das pessoas que pretende convocar para depor, segundo antecipou o presidente Mauro Rubem (PT). 

Maratona 

A entrega de escrituras a moradores de Goiânia é um dos atos de Rogério Cruz, nesta sexta-feira, cuja ação faz parte do Programa Primeira Escritura, considerado um dos maiores na regularização fundiária do país. Mais de 3,7 mil famílias já foram beneficiadas. Tem também entrega de salas de aula. 

Voto seguro 

Em meio aos sucessivos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro em relação à segurança das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral apresenta hoje campanha sobre segurança, transparência e auditabilidade. 

Não confia 

Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) classificou de fantasiosa a pesquisa Datafolha que aponta vitória de Lula contra o presidente, em 2022. Diz confiar no cenário de 2018. 

Prestígio 

O senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, postou em suas redes sociais uma foto ao lado do deputado Professor Alcides, que briga com Alexandre Baldy pelo comando do partido em Goiás. 

Atração  

O governo de Goiás já contabiliza a adesão de 105 empresas ao ProGoiás, sete meses depois da vigência do novo Programa de Desenvolvimento Regional, que oferece crédito outorgado sem burocracia. 

CURTAS 

– A primeira-dama de Goiânia Thelma Cruz está um passo de se tornar cidadã goianiense, depois que a Câmara aprovou projeto do vereador Anselmo Pereira (MDB). 

– Só Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro defendem prévias para escolha do presidenciável do PSDB, como mostra levantamento do Estadão. 

Compartilhe: