O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Prisão de Bolsonaro não altera rota de Wilder para governador

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 24 de novembro de 2025
Bolsonaro
Ilustração: Takeshi Gondo

Não causou surpresa à elite política do País a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), isto porque todos os recursos jurídicos após a condenação foram esgotados e negados pelo ministro do STF, Alexandre de Morais. Embora tenha causado um rebuliço devido à forma como ocorreu, tendo como justificativa a violação da tornozeleira, suspeita de fuga e a vigília em frente ao condomínio que ele mora. O impacto tem maior efeito emocional para os bolsonaristas raiz do que a maioria de direita e de centro. Tanto que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, agendou reunião nesta segunda-feira (24), em Brasília, com as principais lideranças da legenda para traçar uma estratégia no Congresso.

No caso de Goiás, a coluna apurou que a pré-candidatura ao Governo de Goiás do senador Wilder Morais segue sem alteração, conforme o acertado em reunião no dia (17). Assessores próximos ao senador garantem que existem nomes mais ou menos definidos para a nominata de deputados federais, estaduais e ao Senado. “Nem começamos o ano eleitoral e tem muitas lideranças querendo fazer parte”, comemora uma fonte no PL. Quanto à prisão de Bolsonaro, Wilder foi um dos primeiros a se manifestar em seu perfil no Instagram, neste sábado (22).

“Bolsonaro foi um dos maiores presidentes de nossa história, querido pelo Brasil inteiro e agora injustiçado com uma prisão preventiva. Registro minha indignação e acredito que a maioria dos brasileiros compartilham esse sentimento.” Para o deputado estadual de Goiás, Delegado Eduardo Prado (PL), aliado de Wilder e Bolsonaro, “essa prisão do ex-presidente mostra que a eleição vai ser de muita perseguição aos bolsonaristas, principalmente, se a polarização aumentar a temperatura ou se o candidato da direita ultrapassar Lula”.

Aliança do PL e MDB no DF pode naufragar
Os partidos de esquerda no Distrito Federal, notadamente o PT, PSB e PSol, fazem uma campanha midiática de desconstrução do governador Ibaneis Rocha (MDB), tendo como eixo o escândalo financeiro do Banco Master com o BRB. As inserções nas redes sociais de Geraldo Magela (PT) e de Ricardo Cappelli (PSB) visam afastar o PL da aliança e isolar politicamente o governador e sua vice.

Arruda na mira
Nos bastidores do serpentário político, o que não faltam são análises sobre a situação do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido). Ninguém duvida que a esquerda fará de tudo para tirar da corrida eleitoral os favoritos a disputar o governo pelo campo da direita. O PT controla o STF, a mídia tradicional e vai eliminar a concorrência via ações judiciais com respaldo midiático.

Inovação e futuro
Rio Verde no Sudoeste goiano está entre os municípios que mais investem em inovação tecnológica. Esse olhar sobre o emprego de tecnologias na gestão pública despertou o interesse dos organizadores da Campus Party Goiás 2025. Carrijo foi um dos prefeitos que falou sobre soluções inteligentes para os municípios. “Mostrei aos participantes a visão de Rio Verde como cidade tecnológica, que já vive na prática o conceito de Smart City — uma cidade que usa dados, conectividade e inovação para melhorar a vida das pessoas.”

Conectados
Em sua palestra, Wellington discorreu sobre os projetos implantados, como o Smart Agro HUB, a Sala do Agro, os gêmeos digitais, a ampliação da conectividade urbana, sensores inteligentes e a digitalização de serviços públicos. “Foi um bate-papo produtivo ao lado de grandes líderes, como os prefeitos Marden Jr. (Trindade), Fernando Pellozo (Senador Canedo) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, Zé Frederico.”

Cristalina organizada
“Este ano, minha equipe e eu dedicamos e focamos na prospecção de recursos, planejamento de obras estruturantes e, pela primeira vez em muitos anos, vamos construir moradias populares”, diz o prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio. Ele recebe nesta terça-feira (25) e na quarta-feira (26) toda a estrutura do Governo de Goiás do programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado.

STF político e petista – Ninguém acredita que o Senado rejeite o nome de Jorge Messias para o STF, isto porque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está determinado a ter maioria de votos na Corte. Mais do que isso, aparelhar o STF com gente afinada com as pautas de esquerda e controlar os passos da direita em 2026.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.