Coluna

Procurador diz que eleitor engana candidato e põe culpa na urna

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 13 de julho de 2021

Em meio à discussão pela auditagem de votos, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiadores, que veem fraude na urna eletrônica, o procurador da República em Goiás Helio Telho, após apurar denúncias de violação do equipamento, chegou à conclusão de que o candidato foi traído pelo eleitor, de quem recebeu dinheiro, mas votou em outro postulante. “O que se apurou é que essa certeza do voto era calcada no fato de haverem comprado votos. E a fraude, na verdade, era fruto de traição”, diz Telho, relatando episódio de quando foi procurador regional eleitoral, em 2004 e 2006. “Os eleitores embolsaram o dinheiro do candidato e votaram no adversário”, concluiu. 

Para o arquivo 

Não surtiu efeito representação do deputado Alysson Lima (Solidariedade) para apurar eventual lentidão do governo na aquisição de vacinas contra a Covid-19. O Ministério Público arquivou a ação, concluindo que o Estado fez gestões para disponibilizar o imunizante, mas esbarrou na morosidade de repasse pelo Ministério da Saúde. 

Continua após a publicidade

Inclusão  

Presidente do PSDB em Goiânia, a vereadora Aava Santiago apresenta hoje requerimento em que pede estudo sobre uso da Coronavac e da Pfizer, para concluir imunização de gestantes. Em maio, reações adversas levaram a Anvisa a suspender a aplicação da Astrazeneca neste grupo. 

Périplo 

Em mais uma incursão pelo Entorno do Distrito Federal, o governador Ronaldo Caiado dá mais uma estocada no PSDB, ao dizer que “agora a região tem governo de Goiás” presente. 

Em Minas 

Enquanto isso, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi a Uberaba comemorar seu aniversário, junto com amigos, devidamente sem uso de máscaras.  

Acessibilidade  

Que os Batalhões da Polícia Militar e as Delegacias de Polícia de Goiás tenham, pelo menos, um policial habilitado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por turno de serviço, para atendimento da pessoa com deficiência auditiva, defende o deputado Iso Moreira (DEM). 

Dupla disputa 

Próximo tucano a vir a Goiânia, pedir apoio para as prévias que irão escolher o presidenciável do partido, o governador Eduardo Leite (PSDB) também disputa com João Doria qual o Estado que mais aplica vacinas contra a Covid-19. 

Culpado  

À espera de uma posição da Secretaria da Economia sobre a anistia de mais de 50 mil produtores multados por conta de multas de guias de trânsito animal, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) diz que busca Justiça pelas multas arbitrárias no Governo Marconi, de 2013 a 2017. 

Maioria  

Com exceção de Paulo Cezar Martins, a bancada do MDB na Assembleia Legislativa dá sinal verde a uma composição do partido com Caiado, para 2022. São três contra um. 

CURTAS  

– Já em ritmo de férias, a Câmara de Goiânia cumpre tabela com uma pauta com poucos projetos, prevista para a sessão de hoje.