O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de dezembro de 2024

Professor Alcides ‘troca’ André Fortaleza por Vilmar Mariano

Uma campanha política majoritária quanto mais pluralismo de lideranças tiver, mais probabilidade de vitória terá. Nesse quesito, a disputa pela Prefeitura de Aparecida está mais ou menos equilibrada com a ressalva de que, Leandro Vilela (MDB), conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União), de seu vice e presidente regional do MDB, Daniel Vilela […]

Professor Alcides
Professor Alcides

Uma campanha política majoritária quanto mais pluralismo de lideranças tiver, mais probabilidade de vitória terá. Nesse quesito, a disputa pela Prefeitura de Aparecida está mais ou menos equilibrada com a ressalva de que, Leandro Vilela (MDB), conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União), de seu vice e presidente regional do MDB, Daniel Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), lideranças com reconhecido peso político. Do lado do Professor Alcides, tem o presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais, o deputado federal, Gustavo Gayer, a deputada federal Magda Mofatto (PRD), Marconi Perillo (PSDB) e agora, o prefeito Vilmar Mariano, por enquanto no União Brasil.

O problema é que, a entrada de Vilmar no time de apoios ao Professor Alcides, pode afastar o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (PL). Ele e o prefeito, há muito tempo não falam o mesmo idioma político. A ausência de André na convenção de Alcides não passou despercebida e provocou especulações sobre a continuidade dessa parceria. A ‘troca’ dá uma vantagem ao Professor Alcides que deve indicar a maioria dos cargos na prefeitura, isso porque Vilmar entrou em ‘modo devasta’ nos auxiliares que são ligados ao MDB, principalmente ao ex-prefeito Gustavo Mendanha. A Paço será um laboratório da hipotética gestão do Professor Alcides. Se vai dar certo, é uma incógnita. A troca abrupta numa gestão pública, raramente dá certo, vide a saída em massa do MDB na gestão de Rogério Cruz.

Demissões, ajudam ou atrapalham?

A pergunta acima está no radar dos coordenadores da campanha de Leandro Vilela e também do Professor Alcides. Por se tratar de muita gente, a repercussão tem sido, até agora, negativa em desfavor de Vilmar. Isto faz dele um aliado tóxico? “É bem possível, mas vai depender em como a gestão será tocada. Até os novos auxiliares de Vilmar tomarem conhecimento da máquina pública, é provável que haverá queda na prestação de alguns serviços à população”, disse à coluna um experiente marqueteiro.

Mostrar trabalho

Questionado pela coluna sobre o que muda na estratégia do MDB com a perda do prefeito Vilmar Mariano, Gustavo Mendanha disse que, “o MDB seguirá em sua estratégia, junto aos partidos aliados, de mostrar que o trabalho iniciado por Maguito Vilela e continuado por mim, precisa ser mantido”.

Perseguições

Quanto ao embarque do Professor Alcides na gestão de Vilmar Mariano, “começa com perseguição política aos servidores e a desconstrução do que tem sido feito desde 2009. Nos próximos dias, seguiremos falando das propostas do Leandro para voltarmos a cuidar bem de Aparecida”.

Direita raiz

Postagem antiga do prefeito Pábio Mossoró (MDB) com um cartaz de Jair Bolsonaro, foi ironizado pelos adversários que, “até ele pede votos para o 22” (candidato do PL Zé Antônio), atesta que Pábio é o único representante da direita em Valparaíso. Na campanha de 2022, a deputada Lêda Borges (PSDB), descia a borduna em Bolsonaro, inclusive votou contra o título de cidadania goiana a ele.

Gilsão voltou

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cristalina, Gilsão (Gilson Ferreira de Souza), do Distrito de Campos Lindos, tem como bandeira, a emancipação do distrito, apoiava para prefeito, Dr. Luís Otávio, mas por ser ligado ao Dr. Osório, passou a apoiar a chapa de Jean Eustáquio (MDB) que, até quarta-feira (24/7) era seu adversário. Reviravolta política.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também