Coluna

Profissionais da política varreram os outsiders da eleição de 2022

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 04 de junho de 2022

Diferente do que ocorreu em 2018 quando uma onda de empresários, outsiders e personagens que não atuavam na política, emergiram das urnas como ‘fenômenos’. Esse ciclo que de vez em quando aparece no cenário eleitoral brasileiro tende a praticamente desaparecer na disputa de 2022. Historicamente, as urnas ejetam pessoas “fora da política”, sem vínculos no establishment, prometendo uma revolução nos negócios de estados, mas terminam sendo engolidos pela máquina pública, frustrando seus eleitores. Essa tem sido a explicação mais difundida por pessoas com perfil de liderança na sociedade, seja na cultura, entretenimento e empresarial. Pelos nomes que se apresentam ao eleitorado este ano, raramente se vê um desses personagens e sim políticos profissionais. Basta uma rápida consulta na mídia para constatar que os velhos e conhecidos homens públicos estão de volta.

Atrasado

Um desses outsiders, o empresário e coach goiano, Pablo Marçal, tem levado a sério a pré-candidatura à Presidência pelo Pros. Ele aproveitou-se da fama – negativa – de ter colocado a vida de um grupo de 32 pessoas em perigo no Pico dos Marins, no interior de São Paulo. 

Continua após a publicidade

Fé e política

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Luziânia, no Entorno de Brasília atrai milhares de devotos, mas também uma romaria de políticos. Todos posam para fotos e mostram à população que acreditam “na providência Divina”.

Na estrada

Depois de ficar em casa durante quase 10 dias se recuperando de uma Covid, o pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy (Progressista) retornou à agenda política. Na sexta-feira (4) foi em Cidade Ocidental e Luziânia, ambas no Entorno de Brasília e encerrou a jornada no Vale do São Patrício. Baldy sabe que a concorrência ao Senado na base caiadista exige muito fôlego e votos.

Mandetta previu

O ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (UB) foi uma das primeiras vozes a dizer que a ‘terceira via’ seria um fracasso. Em 2021 quando surgiu as primeiras tratativas, ele disse em entrevista ao canal O Hoje News (www.ohoje.com) que havia muita vaidade dos pretendentes ao cargo e pouco compromisso com o país.

No ringue

A propósito: Mandetta e a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Progressista) disputam vaga ao Senado no Mato Grosso do Sul. Em comum terem sido ministros de Jair Bolsonaro (PL), mas Mandetta não compartilha da mesma simpatia que Cristina nutre pelo presidente.

Literatura de não-ficção

Um dos colunistas de política mais respeitados do País, Guilherme Amado lançou o livro “Sem máscara: O governo Bolsonaro e a aposta pelo caos”, publicado na editora Companhia das Letras. 

Curta

A prefeitura de Aparecida distribuiu mais de mil minis berços e kits de enxoval às gestantes em vulnerabilidade social do município.