Coluna

PROS pode perder três deputados caso se alie a Lula em 2022

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 07 de dezembro de 2021

A aproximação do presidente nacional do PROS, Eurípedes de Macedo Júnior, com Lula, pode levar o partido a ver a sua bancada na Assembleia Legislativa reduzida a apenas um deputado. Júnior teve conversa reservada com o ex-presidente e a presidente do partido, Gleisi Hoffman, sobre o cenário político-eleitoral de 2022, já que o PROS fechou com Fernando Haddad (PT), em 2018. Membros da base aliada na Alego, Cairo Salim, Rubens Marques e Wagner Neto devem buscar um partido que venha a apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado. Da bancada, apenas Sérgio Bravo, que faz oposição ao governo, deve permanecer no PROS. 

Lá e cá 

Em 2018, o PROS apoiou a candidatura do presidenciável petista Fernando Haddad e compôs a coligação de Ronaldo Caiado, ao lado de outros 11 partidos, entre eles, o PSL, DEM, PDT, DC e PSC. 

Continua após a publicidade

Decisão do STF 

Dispositivos de uma lei de Goiás, aprovada pela Alego em 2019, que criavam obrigações a empresas seguradoras, foram declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. Havia uma proibição de impor reparação de veículos sinistrados em oficinas por elas credenciadas. 

Pré-campanha 

Por fazer campanha subliminar para o presidente Jair Bolsonaro, usando o slogan dele e 2018, o Ministério Público Eleitoral notificou uma empresa para retirar outdoor em Goiânia. Recomendação foi atendida.

Saia justa 

Interlocutores do ministro-chefe da Casa Civil e presidente do PP, Ciro Nogueira, comentam que ficou desconfortável para ele a recusa do presidente Jair Bolsonaro em aceitar Alexandre Baldy na equipe do ministro da Economia Paulo Guedes. Pegou mal, dizem eles, porque enfraquece a intenção dele em disputar vaga ao Senado por Goiás. 

Lava Jato 

Mais do que a proximidade de Baldy com João Doria (PSDB), teria pesado na decisão de Bolsonaro o fato dele ter sido preso pela PF, em agosto de 2020, por suspeita de corrupção em contratações na área da saúde. 

No comando 

Criado há pouco tempo, com a fusão entre o DEM e o PSL, o União Brasil vem sendo disputado nos Estados, menos em Goiás, já que o comando da legenda, que falta ainda ser chancelada pelo TSE, ficará com Ronaldo Caiado. 

Estímulo  

Apontado que Goiás tem taxa de desemprego estimada em 12,4%, o deputado Charles Bento (PRTB) quer ver criado o Programa do Primeiro Emprego, destinado a estimular a geração de novos postos de trabalho para emprego de jovens de 18 a 24 anos. Em contrapartida, a empresa deduziria R$ 200 no ICMS por cada novo emprego. 

Fogo amigo 

O PSD procura reduzir a temperatura no partido, depois das críticas do senador Vanderlan Cardoso a Daniel Vilela (MDB), em nome de um consenso em torno de Henrique Meirelles ao Senado. 

CURTAS 

– O Tribunal Superior Eleitoral garante que as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022 serão acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva.