Segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Coluna

PSD da dupla Kassab/Vilmar Rocha mira em 2024 para acertar 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 29 de março de 2023

Ao perceberem que o governo Lula está patinando na arrancada do desenvolvimento econômico e da inclusão social, partidos de centro-direita e identificados com a direita, seja bolsonarista ou não, buscam se firmar como alternativa em 2026. Na arena nacional, o Progressistas de Ciro Nogueira/Alexandre Baldy, presidente da legenda em Goiás e o PL do mandatário Valdemar Costa Neto, afiam as armas políticas para ‘fazer bonito’ na disputa presidencial. Mas, quem anda todo prosa, é o PSD comandado por Gilberto Kassab e secretário de Governo de São Paulo. Ele já avisou aos presidentes regionais, entre eles o de Goiás, Vilmar Rocha que o PSD tem dois nomes à disposição para disputar a vaga de Lula em 2026. O primeiro deles, óbvio, Tarcísio de Freitas e o outro, govenador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, conhecido como Ratinho Júnior. No caso de Ratinho, ele não poderá disputar mais o governo e se mantiver guardado na ‘tulha’ o acervo político acumulado até agora, entra na lista de favoritos. Mas o que isto tem a ver com Vilmar/Caiado? Tudo. O governador Caiado precisa de maior interlocução no governo de Lula e o PSD, é o ‘queridinho’ do Planalto que serve de barragem política na contenção dos avanços de Arthur Lira na Câmara Federal. Nesse caso, Vilmar atuaria no reforço da gestão já que é um aliado. Além disso, ao embarcar no governo Caiado, o PSD busca meios para ampliar suas lideranças no interior, um tanto desidratadas na última eleição para prefeitos e vereadores. Nunca é demais lembrar que Ronaldo Caiado está na fita presidencial.

Prefeitos e as emendas Pix

“Até prova o contrário, o governo do presidente Lula, segundo o ministro Alexandre Padilha [de Relações Institucionais], garante que as “emendas pix” vão cair direto nos cofres das prefeituras”, resume o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite. Ele participou nesta terça-feira (28) da abertura da “Marcha dos Prefeitos” em Brasília. As “emendas pix” de  R$ 1,5 bilhão.aprovadas pelo Congresso serão liberadas de imediato,

Continua após a publicidade

Diálogo federativo

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) garantiu aos prefeitos que o diálogo entre União, estados e municipais deve ser constante e que será intensificado na nova gestão do presidente Lula.

Sobrou para Jovair

A crise instalada entre o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a Câmara de Vereadores, pode sobrar para o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos). Entre vereadores abespinhados com o Paço, o secretário é chamado de ‘Jovair Rolando Lero’.

Só promessas

É que, segundo um deles disse à Xadrez, Jovair conversa, acerta um acordo “e o chefe de gabinete, José Firmino vai ao prefeito e veta”. O auxiliar de Rogério tem sido o nome mais mencionado entre as Excelências da Câmara.

Bom para Cristalina
O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto garantiu ao deputado Wilde Cambão e prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato que obra da GO-309 já está em fase de licitação. Esta GO liga Cristalina a Unai, Minas Gerais e beneficia o escoamento de produção e turismo.

Piso da enfermagem

Um tema que preocupa os prefeitos, principalmente municípios de pouca arrecadação, é o piso de enfermagem mesmo com a garantia de subsídio para ajudar a pagar os profissionais. As Santas Casas acham insuficiente.