Coluna

PSDB de Marconi perde o senador Izalci Lucas para o PL

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de março de 2024

Primeiro os tucanos perderam a sala da liderança do PSDB, uma das mais próximas do Plenário e que um dia foi ocupada pelo atual presidente nacional da sigla, Marconi Perillo. Agora vai perder o senador Izalci Lucas, do Distrito Federal para o PL que, além de deixar o partido acéfalo na Capital do País, fica restrito a um único senador, Plínio Valério (AM). A vida do presidente Marconi Perillo não tem sido nada fácil. A cada dia os desafios aumentam para manter o PSDB como protagonista político e resgatar sua história. O exemplo de Brasília ilustra bem o quanto a missão tem sido dura. Izalci tentou uma aproximação com o MDB do governador Ibaneis Rocha, mas não deu liga porque no caminho tem a vice-governadora, Celina Leão (PP), candidata anunciada antecipadamente por Ibaneis como sua sucessora. Izalci não esconde que seu desejo é disputar o Governo do DF e que no PL não haveria obstáculos. A saída do PSDB foi comunicada a Marconi Perillo e Izalci vai manter o filho, Sérgio Izalci na direção regional do PSDB do DF. Se não fosse isto, seria o total esvaziamento da legenda. A filiação de Izalci já tem data e festança com direito a presença de Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, deputados e senadores do PL no Minas Brasília, na terça-feira (26).

Beto Richa deve deixar o tucanato

Outro que está com as malas afiveladas e etiquetadas rumo a migração do PSDB para o PL, é o histórico líder tucano, Beto Richa, do Paraná. Por não ter janela partidária para deputados federais, deve permanecer no ninho tucano por mais algum tempo, mas se Marconi não segurá-lo, O PSDB míngua a bancada para 12 deputados e mais ainda o fundo partidário.  

Continua após a publicidade

Mendanha e Israel

Na agenda em Israel, os governadores de Goiás e São Paulo, Ronaldo Caiado (UB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), foram recebidos pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB) foi convidado a falar devido seus laços históricos com o país. Mendanha disse que sua relação com Israel vem desde seu avô Abraão, que era protestante. Citou que durante sua gestão em Aparecida, criou o projeto em memória às vítimas do Holocausto, e Praça de Israel, em que homenageia Osvaldo Aranha.

Aava X Sabrina

As vereadoras Sabrina Garcez (Republicanos) e Aava Santiago (PSDB) quase se engalfinham nesta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores. Sabrina teria acusado Aava de fazer jogo duplo: criticar o prefeito Rogério Cruz, mas às escondidas pede cargo na administração. Pronto, o barraco foi montado.  

Estratégia política
“Planejamento e Estratégia de Campanha Eleitoral”, do consultor em marketing e estratégias políticas, professor e escritor, Darlan Campos. A Xadrez recomenda, principalmente para atores políticos, assessores políticos, estrategistas e pessoas interessadas em compreender o dinâmico mundo das campanhas eleitorais e da comunicação política.

Motogirls Brasil

Um novo modelo de prestação de serviços por meio de aplicativo Giross chama a atenção de empresários: as motogirls. O crescimento alcança 80% no País e reflete uma mudança cultural, além de oportunidades econômicas e de empoderamento para as mulheres.

Modelo esgotado

Aos poucos, a classe média esvazia os shoppings mundo afora, notadamente no Brasil. O e-commerce, crescimento do delivery e o dinheiro curto do brasileiro, é uma das causas do esvaziamento das praças de alimentação. Afinal ir a um shopping só para se alimentar fica caro. O modelo dá mostras de esgotamento.