Coluna

PSDB faz pesquisa para saber o que sobrou e o caminho a seguir

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 29 de maio de 2023

O PSDB vive uma crise sem precedentes em suas quatro décadas de história no País, mas, assim como em Goiás, entrou em declínio acelerado como pedra morro abaixo. Sem lideranças expressivas e carente do vigor da juventude para empunhar novas bandeiras, se agarra a uma narrativa déjà-vu na tentativa de tocar mentes e corações. Um erro que pode ser a pá de cal da legenda a partir de 2024. O passado é só uma vaga lembrança dependurada na parede de saudosistas de cabeça branca. É esse imobilismo e vazio de ideias que o presidente da legenda e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quer mudar. Ele encomendou pesquisa nacional para saber quais temas a população quer no debate nacional. Além disso, começou no sábado seminários para discutir seu caminho em 2024 e 2026. Quanto à pesquisa, foi inserida uma pergunta que diz muito sobre o governador gaúcho: o que faria uma pessoa se identificar com um político e se votaria em um candidato gay. A partir do resultado, serão traçadas estratégias e o discurso deve mudar: sai o passado com cheiro de naftalina e entra o contraponto aos inquilinos nos municípios, Estados e no Palácio do Planalto. O líder do PSDB em Goiás, ex-governador Marconi Perillo, mantém o discurso de protagonismo, mas ainda tímido e sem lastro que empolgue o eleitorado, principalmente jovens. Por enquanto, o recomeço está focado em Goiânia, que pode verberar na Região Metropolitana e fazer eco nos municípios.

Itamar, um tucano solitário

Coerente, leal e partidário, conceitos que o “prefeito empreendedor” de Sancrerlândia, Itamar Leão, que também pode ser chamado de “tucano solitário”, carrega no seu currículo. Dentre os seis prefeitos que restaram no PSDB, Itamar é o que mais ostenta e divulga o estandarte tucano por onde anda.

Continua após a publicidade

Bruno samurai

Não consta que o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), seja um cinéfilo apaixonado pelos filmes do diretor japonês Akira Kurosawa, que revolucionou o cinema oriental, mas instintivamente segue o mesmo roteiro na política. Engenhoso e paciente como um dos personagens dos ‘Sete Samurais’, Bruno vai “chegando”.

Olho no Pedro

Desde quando foi convidado por Alexandre Baldy para se filiar ao PP e disputar a Prefeitura de Goiânia, o secretário da Seinfra, Pedro Sales (União), sempre é abordado sobre o convite. O “Ás da gestão Caiado”, como é chamado, apenas sorri e responde reticente: “Estou focado nas demandas do governo e sigo o que o governador determinar”.

Cristiane Schmidt

Cristiane Schmidt continua atenta aos bastidores da reforma tributária e o desdobramento que pode impactar na vida dos brasileiros. De acordo com ela, o secretário executivo do Ministério da Economia, Bernard Appy, tem dito que não haverá aumento na carga tributária.

35% mantidos

Na avaliação de Cristiane, “de um modo geral, hoje temos 35% do PIB de carga e este valor não será alterado”. “Os que passariam a pagar mais, são os setores de educação e saúde, mas se está estudando um regime especial para eles.”

TCM em Catalão

Nesta terça-feira (30), a edição de “Políticas Públicas e o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios” será em Catalão. O presidente do TCM, Joaquim de Castro, adotou o programa para dar maior assistência aos municípios e gestores, bem como mostrar à população o trabalho da instituição no zelo das contas públicas. (Especial para O Hoje)