Coluna

PSDB procura discurso para reencontrar o cidadão-eleitor

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 09 de junho de 2023

Quando o então fenômeno eleitoral Jair Bolsonaro emergiu em 2018, assumindo o papel de oposição radical contra o PT, o PSDB, que vinha amargando um declínio desde a derrota para Dilma Rousseff (PT) em 2014, perdeu de vez o que restava de sua história como oposição. Mergulhou no ostracismo político e não renovou o discurso da era do Real. Desde então, tem sido “mais ou menos oposição” e sem conectividade com o cidadão-eleitor. Esse ‘murismo’ conceitual e a ausência de lideranças comprometidas com a população nos Estados em que sobrevive – caso de Goiás – não animam a população a abraçar um discurso sem lastro. Esse é o padecimento do PSDB e seu lider goiano, Marconi Perillo. Sem recursos, sem estrutura partidária e sem militância, tenta resgatar o mínimo de protagonismo que um dia ostentou. Marconi vive sua expiação e acredita que, a partir de 2024, com sua alma redimida junto aos eleitores, conquiste no mínimo 20 prefeituras. Esta é a meta tucana, mas vai depender de muitos fatores. E o mais complicado é: com quais partidos eu vou? Se o PSDB optar mesmo por uma oposição mais aguerrida ao governo Lula, Marconi pode ficar sem o PSB e muito menos o PT. Nesse caso, a sua favorita para disputar a Prefeitura de Goiânia é a vereadora Aava Santiago, unha e carne com o PT. Por enquanto, o tucano-mor está sentado à beira do caminho de 2024.

Cristalina entre Jean e Dr. Luís

Dois nomes monopolizam as discussões para a Prefeitura de Cristalina: o vice-prefeito Dr. Luís Otávio e Jean Eustáquio (MDB). Os dois são da base do prefeito Daniel do Sindicato (União), portanto, quem estiver melhor terá seu apoio. Jean tem vantagem considerável por ser popular e mais “pé de toddy”, ou seja, caminha entre a patuleia do andar de baixo da pirâmide social. Enquanto Dr. Luís é mais elite e circula entre a classe média de Cristalina.

Continua após a publicidade

Sem ataques

Nem o vice, Dr. Luís ou Jean Eustáquio terão discursos propositivos, sem ataques à gestão de Daniel por serem da base. O perigo é a oposição vir com críticas mais ácidas à gestão de Daniel e “desarmar” Jean e o Dr. Luís.

Osório, a zebra

O ex-vereador, advogado Osório Fernando (PSC) disputou vaga de deputado estadual em 2022 e teve 6.466 votos. Ele é o candidato de oposição mais consistente que pode ser a zebra no contraponto da gestão de Daniel do Sindicato.

Reconstrução

Dos R$ 360 milhões inicialmente investidos em construção e reconstrução de rodovias, uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado (União), de acordo com o secretário da Seinfra, Pedro Sales, será a GO-040, no trecho entre Goiatuba e Bom Jesus, Distrito de São Domingos. “As obras começam em julho”, garante Pedro Sales.

Marasmo DF

Depois da corrida para frear no Senado o corte no FCDF, os bastidores políticos de Brasília entraram em “modo marasmo”. Congresso esvaziado e Câmara Legislativa também. Para completar o “paradão”, a sexta-feira (9) “enforcada” pelos servidores públicos transformou a área central da cidade numa tranquilidade para quem trafega de carro. (Especial para O Hoje)