Psiquiatra une ficção à percepção sobre comportamento humano em livro de contos
Com um olhar sensível para o comportamento humano, a psiquiatra, psicoterapeuta junguiana e escritora Fabiola Luz publica Flor azul e outros contos. Entre histórias breves e desfechos com uma espécie de epifania, ela apresenta personagens que lidam com traumas familiares, marcas do passado no presente, passagem do tempo e tensões de mercados de trabalho cada vez mais instáveis.
Os 18 contos da obra reúnem temas que são comuns à população brasileira. Em “No quintal”, Dona Zefa se esforça para sustentar a família no interior enquanto seus filhos crescem suportando a dor de um pai ausente. Já “Sinuca” narra a relação de Moa com suas inseguranças masculinas, o ciúme de sua namorada e as expectativas sociais sobre os jovens.
Apesar de serem narrativas ancoradas em experiências cotidianas, o fantástico também atravessa o livro. No texto “Flor Azul”, inspiração para o título da publicação, a alma de um homem recorda sua jornada ao lado da antiga companheira, com um relacionamento marcado por paixão e ego. Em “Instintos”, esses acontecimentos que subvertem o real aparecem quando os animais ganham voz para manifestar seus medos em relação ao corte de gastos em uma empresa de agroquímicos.
Com seis obras publicadas, incluindo dois romances, Fabiola Luz revela sua habilidade em unir a elaboração ficcional à vivência na psiquiatria. Diante de situações inusitadas, como um abalo sísmico no sertão, a morte de um passageiro em um voo de longa duração e o contato espiritual após uma bebedeira na Copa do Mundo, os personagens de Flor azul e outros contos confrontam a própria existência à medida em que suas vidas mudam repentinamente.
Inspirada em conversas com amigos e familiares, notícias de jornal e outros relatos, a autora retrata o extraordinário, a fantasia e o estranho presentes no dia a dia. Ao transformar o corriqueiro em narrativas sobre perdas, desejos, conflitos e descobertas, a escritora convida o leitor a reconhecer a si mesmo nos textos ficcionais.
A autora
Fabiola Luz é médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Em consultório, trabalha como psiquiatra e psicoterapeuta de orientação junguiana. Como escritora, publicou os livros “Entendendo a Depressão”, “A história de Tobias – um estudo sobre o animus e o pai”, “Abandono, Vício e Preconceito”, “O apego dos adictos – uma visão evolucionista”, “Minha mãe e a mãe dos outros”, “Kiá, a gaivota” e Flor azul e outros contos.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.