Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

PT acredita na pulverização da direita para favorecer Lula em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 12 de junho de 2024

Antecipar prognósticos sobre o embate eleitoral de 2026 é um exercício de futurologia, mas no Brasil, mal termina uma eleição, agentes políticos começam a tratar da próxima. O primeiro estágio passa pela escolha de prefeitos e vereadores, principal base dos que vão disputar vaga de deputado estadual, governador, Congresso e presidente da República. Ao contrário de eleições no passado, o PT foca em eleger nesta de 2024, o maior número de vereadores no país. Outra aposta do PT e aliados, é na pulverização dos pré-candidatos a presidente da República de centro-direita e direita. Para o professor aposentado da UnB, doutor em ciências sociais e especialista em estratégias eleitorais, Paulo Kramer, “uma parte da direita nutre a expectativa de uma fragorosa ‘derrota plebiscitária’ do governo Lula 3 na disputa municipal pelo país”. Ele pontua que, a partir de agora, “deve começar as caneladas “por baixo da mesa entre os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), Tarcísio de Freitas, de São Paulo (REP) e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais”. Se essa análise estiver correta, corrobora a tese do PT sobre a pulverização da direita. Entretanto, existe um esforço pela união da direita, conservadores e o bolsonarismo. “Se a direita não se unir, será muito difícil derrotar o presidente Lula em 2026”, disse recentemente em seminário o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Vanderlan bate duro na MP PIS/Confins

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que vai lutar para que a Medida Provisória do PIS/Cofins seja devolvida ao presidente Lula. Vanderlan tem dito em entrevistas que o governo tem que cortar gastos e não aumentar impostos indefinidamente. “O setor produtivo não tem como bancar um governo perdulário”, é a frase mais ouvida no Congresso. Rodrigo Pacheco suspendeu parcialmente a MP e devolveu ao governo.

Continua após a publicidade

Toc toc, é a Izaura!

Por falar em Vanderlan, sua mulher, Izaura Cardoso (PSD), segue de porta em porta nas visitas às lideranças comunitária no reforço à sua pré-candidatura a prefeita de Senador Canedo. “Ela articula uma candidatura popular, tendo como referência seu trabalho na área social”, conta um assessor.

Vilela no Entorno…

O vice-governador de Goiás, Leonardo Vilela (MDB) entregou nesta terça-feira (11), 83 casas dentro do programa custo zero em Formosa (48) e Águas Lindas (35). Daniel representou o governador Ronaldo Caiado.

…Caiado no dia 17

Depois de anos paralisado, finalmente o Hospital Bom Jesus de Águas Lidas será entregue à população no próximo dia 17. Em audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade no dia (5/6) em busca de mais recursos, o governador Ronaldo Caiado a convidou para a inauguração no próximo dia 17.

Novo Gama em festa

A partir desta quarta-feira (12) e até o dia 15, dentro do mês de aniversário de Novo Gama, haverá várias apresentações de artistas no rodeio show com entrada livre. O prefeito Carlinhos do Mangão (PL) entregou várias obras e anunciou outras sendo a mais importante, a construção do Hospital de Novo Gama.