Coluna

PT do DF trabalha para ter candidato competitivo em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 25 de janeiro de 2024

Diferente de outras unidades da federação, o Distrito Federal não tem eleições municipais, vantagem que os atores políticos locais aproveitam para articular estratégias visando a próxima eleição. O PT é um dos principais partidos de oposição no DF, e sempre teve protagonismo no contraponto ao mandatário da vez. Mas desde a derrota de Agnelo Queiroz para o socialista Rodrigo Rollemberg, que a legenda amarga um quase ostracismo, a ponto de ceder a cabeça de chapa em 2022 para o nanico PV. No entanto, este cenário de ‘secura’ tende a mudar. Primeiro pela garra de lideranças que continuam empreendendo energia para reverter este ‘jejum’ de votos. Soma-se a eles, o presidente Lula, um entusiasta do PT do DF que pode reforçar a construção de alianças com a esquerda. A Xadrez conversou com uma das lideranças que se destaca nessa construção para 2026, o ex-deputado federal e veterano em disputas eleitorais no DF, Geraldo Magela. De acordo com ele, “o que aconteceu com o PT do Distrito Federal, foram erros de encaminhamento dos dirigentes do partido nas últimas duas eleições. Erraram muito e o PT acabou diminuindo a sua força”, avalia Magela. De fato, não dá para ignorar a capacidade do PT em construir uma candidatura ao governo do DF consistente e competitiva. “Precisamos ter candidatura própria para reconquistar o protagonismo que a legenda sempre teve, desde os embates com o MDB de Joaquim Roriz”, lembra Magela.

Um nome para enfrentar Celina Leão

Por enquanto, os petistas ainda não despertam entusiasmo quanto a um nome que faça frente à máquina da dupla, governador Ibaneis Rocha (MDB) e sua vice, Celina Leão (PP), pré-candidata natural ao governo em 2026. Ela trabalha com afinco para manter a musculatura política e demonstra habilidade ao caminhar no serpentário da política local e no Palácio do Planalto.

Continua após a publicidade

Professora Railda

O PT no Entorno do DF estava jururu devido a escassez de pré-candidatos a prefeitos na região, mas Santo Antônio do Descoberto dá um alento. Neste domingo (28), com apoio da liderança de Geraldo Magela, será oficializada a pré-candidatura a prefeita da Professora Railda e de vereadores no município, às 10h no Nanda Festas.

Bruno reflete

Pessoas próximas ao inquieto presidente da Alego, Bruno Peixoto (União), dizem que ele entrou em ‘modo avião’ ou se preferirem, meditação política. Ele não vai dizer nem sim ou não sobre a candidatura a prefeito de Goiânia. A reflexão é: manter-se no jogo é mais vantajoso politicamente ou adiar o sonho?

Ação e reação

Veio rápido a reação do grupo peemedebista de Mineiros, liderado pelo prefeito Aleomar Rezende, em resposta ao lançamento, na sexta-feira (19), da Dra. Flávia Vilela como pré-candidata a prefeito. Segundo fontes, Aleomar não gostou e mobilizou aliados de Rio Verde para reforçar sua reeleição.

Meta 100 do PP

“O PP trabalha com a meta de lançar 100 pré-candidatos a prefeitos no Estado”, disse o deputado federal, Adriano do Baldy à coluna. De acordo com ele, o apelo político do PP é muito grande com dois governos aliados: em Goiás com Ronaldo Caiado,  na esfera federal com uma grande bancada na Câmara e o apoio do presidente Lula.

Sem Naçoitan…

…grupos políticos de vários partidos em Iporá articulam nomes para prefeito. Enquanto isso, seu grupo aguarda um desfecho da justiça sobre a prisão dele para apresentar um nome de consenso que vai disputar a prefeitura.