Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

PT tem Lula, mas perde protagonismo em Goiás e DF

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de setembro de 2023

Assim como na economia, na política também há ativos simbolizados pelos números de entusiastas de uma causa, partido e propostas que empolguem o cidadão-eleitor. Essa contabilidade ajuda no desempenho da legenda para conquistar mentes e corações no processo eleitoral. Desde a sua fundação, passando pela redemocratização até hoje, o PT exerceu papel importante nas conquistas sociais e econômicas do País. Mas, depois de um jejum de popularidade e votos, retorna ao cenário da Presidência da República com seu líder de sempre, Luiz Inácio Lula da Silva. A militância e lideranças mais pragmáticas se animaram com “Lula Lá” e sua estrela no firmamento do espaço político. No entanto, decorridos oito meses, o símbolo popular do PT não tem ajudado a turma que apanhou durante o purgatório da legenda a se firmar como candidato. Em Goiás e no Distrito Federal, a euforia deu lugar à frustração. O protagonismo de outrora está restrito à capital Goiânia e Anápolis. No Entorno de Brasília, região que sempre teve papel de destaque, hoje não se ouve falar em candidatos a prefeito e chapa de vereadores. No caso de Brasília, justifica-se pelo fato de não haver eleição municipal, mas, no passado, o PT, com ou sem eleição, era a pedra no sapato de quem estava no poder. Hoje, o protagonismo é do Psol e PV. A única liderança do PT que tem se manifestado publicamente é a do ex-deputado federal e uma das maiores lideranças do partido no DF, Geraldo Magela.

Magela resgata o velho PT

No dia 25/8, Geraldo Magela cobrou de Ibaneis Rocha a formação de um conselho para fiscalizar a aplicação dos recursos do FCDF. “O dinheiro vem do governo federal e é extremamente importante acompanhar de perto a sua utilização”, disse ele ao Correio Braziliense.

Continua após a publicidade

Entorno vazio

Cidades como Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas e Formosa, onde o PT sempre teve protagonismo, até agora não têm nomes consistentes para se apresentar à população como candidatos a prefeitos ou vereadores.

Esquecidos do PT

Sem candidatos para defender os programas sociais e de infraestrutura do País, até quem nunca votou e fez oposição ao PT durante anos faz postagens capitalizando os feitos, menos os petistas. Haja frustração!

Mel na boca

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido), garantiu na quinta-feira (31/8) que os prefeitos que perderam mais de 20% do FPM vão ser ajudados. A pergunta é: onde arrumar dinheiro para os 5.568 municípios do País, afinal todos tiveram queda no FPM.

Prefeitos no ataque

Os presidentes das duas entidades que representam os municípios goianos, Carlão da Fox (AGM) e Haroldo Naves (FGM), se reúnem com os prefeitos no dia 14/9 para discutir se fecham ou não as prefeituras em protesto pelos cortes no FPM.

PDT isolado

A entrada do ex-prefeito de Trindade, empresário Jânio Darrot, no MDB, isola o casal de deputados do PDT, Flávia Moraes (federal) e George Moraes, da base no município.

Fala, Alcides!

Neste sábado (2), o deputado federal Professor Alcides (PL) é o convidado do Programa Receita de Sucesso, na TV Serra Dourada. (Especial para O Hoje)