Coluna

Rafael Lara assume OAB-GO com foco em jovens advogados

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 13 de janeiro de 2022

O discurso de posse do novo presidente da OAB-GO, o advogado trabalhista Rafael Lara, na noite desta quinta-feira (13) deve ser marcado pela promessa de enfrentar a proletarização da advocacia, antes considerada uma profissão das elites. A ideia é incentivar os novos profissionais que saem da universidade e ingressam na OAB (são quase 4 mil por ano em Goiás) com poucas perspectivas profissionais. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e doutorando em Direitos Humanos pela UFG, Lara vai tomar posse a partir das 18h no CEL com as presenças dos chefes dos poderes do Estado. 

Esperança

Apoiar o ingresso no mercado de trabalho e obter êxito está entre as principais promessas de Lara. Para isso, pretende implantar uma série de ações. Entre elas, focar na comunicação com a sociedade, para reforçar a importância do trabalho técnico do advogado em todas as áreas da economia e das relações sociais. E também empreendorismo pela Incubadora de Novos Escritórios. 

Magoei

Uma liderança política disse numa reunião familiar em Cristalina que o deputado federal Célio Silveira – por enquanto no PSDB –, é um poço de mágoas com o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM). Motivo: Célio sempre foi aliado do jovem Sorgatto e agora apoia o presidente da Alego, Lissauer Vieira (quase certo no PSD, já coordena a pré-campanha de Henrique Meirelles) para deputado federal, dando um ‘nem te ligo’ para Célio em termos de apoio eleitoral.

Janela partidária

Partidos maiores temem que haja uma revoada de parlamentares em abril com a chamada ‘janela partidária’, período em que parlamentares podem mudar de legenda sem perder o mandato. Avaliam que os acordos dos diretórios nacionais em apoiar determinadas candidaturas presidenciais, prejudiquem filiados nos estados. 

Preocupação

Muitos parlamentares precisam do apoio de quem está no poder, independentemente de ser ou não aliado do presidenciável apoiado pela cúpula partidária a nível nacional.

Despesas 

O deputado federal Adriano do Baldy (PP) foi o parlamentar goiano que mais gastou com cota parlamentar durante os 12 meses do ano passado: R$398.672,91. Este benefício se estende a gastos com passagens aéreas, hospedagem, combustíveis, aluguel de aeronaves (avião e helicóptero).

Direção segura 

O Detran Goiás lança o programa CNH Social com foco nos moradores da região rural. Os critérios para se inscrever até o dia 14 de fevereiro: ser alfabetizado, ter acima de 18 anos e possuir registro do CadÚnico. O órgão vai disponibilizar 3.670 vagas para a modalidade. Para se inscrever, acesse www.detran.go.gov.br.

Antecipado

Preocupado com o aumento de casos de contaminação por Covid-19, o vereador Anselmo Pereira (PSDB) enviou ofício ao presidente da Casa, Romário Policarpo (PATRIOTA), para que ele avalie a possibilidade de permitir que servidores com algum tipo de comorbidade trabalhe remotamente. “A Câmara tem muita gente de idade que precisa ser protegida”, disse o parlamentar à coluna.

Literatura

Em entrevista ao programa Você é Mais, no canal do YouTube O Hoje News, apresentado pela jornalista Edna Gomes, o escritor Gabriel Nascente comenta o seu último livro “A ópera dos ausentes”, uma obra política, fina e diferente de tudo o que ele já produziu. 

Curtas

O corpo discente e docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) ocupou ontem de manhã a reitoria com palavras de ordem contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter nomeado a Sandramara Matias Chaves reitora da instituição.

Compartilhe: