Coluna

Ranking sugere que goianiense pode ter pago impostos mais caros

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 19 de janeiro de 2022

Goiânia, sob a gestão de Rogério Cruz (Republicanos), ganhou o título de capital que mais arrecadou com o IPTU. Talvez a prefeitura tenha seus motivos para comemorar, mas e os goianienses? Será que há proporcionalidade entre a arrecadação e o investimento adequado nos serviços à população? As perguntas podem ser respondidas em visitas aos postos de saúde e em conversas com mães que não conseguem uma vaga em Cmeis. Buracos nas ruas, parques de bairros afastados abandonados e tantos benefícios ignorados pela gestão. Foram R$ 720,2 milhões arrecadados. Em entrevista à repórter Maiara Dal Bosco (leia na página 11), o economista Luiz Carlos Ongaratto suspeita dessa arrecadação. “Para onde está sendo destinado esse recurso? Será que estamos pagando mais caro por coisas que deveriam custar menos?”, questiona ele.

MP de olho

Um outdoor em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu aliado, o deputado federal Victor Hugo (PSL), foi colocado na  Av. Mambaí, no Residencial Clea Borges. O promotor de Justiça Haroldo Caetano classificou a imagem como campanha eleitoral antecipada. Victor Hugo é pré-candidato ao governo de Goiás. Caetano disse à coluna que, ao voltar de férias, em fevereiro, vai notificar a empresa para retirada e multar os responsáveis. 

Continua após a publicidade

Ciumeira 

A secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen (MDB), continua na mira do grupo de Brasília, que influencia sobremaneira a gestão de Rogério Cruz, em Goiânia. Vereadora licenciada de Aparecida, Pettersen representa os farelos da influência político-administrativa de Maguito Vilela na capital. 

Interina 

Lília Mônica de Castro Escher, juíza substituta em segundo grau , substitui, neste primeiro semestre de 2022, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga na 2ª Câmara Criminal e na Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). É que Braga terá dois períodos de férias: de 7 a 26 de fevereiro e de 4 a 23 de julho.

Preocupação

Ronaldo Caiado prometeu que o Estado vai disponibilizar mais UTIs de Covid-19. “Entre ontem e hoje foram 40, sendo 30 para adultos e 10 pediátricos nas cidades de Goiânia, Formosa e Itumbiara”, disse o governador. 

Mais leitos

O governo do Estado ainda promete outros 10 leitos para crianças, em Uruaçu. “Ampliar a rede é importante, e isso está sendo feito. Neste momento é um remanejamento dinâmico, de acordo com a necessidade, mas é necessário reforçar a importância da vacinação”, acrescentou Caiado. 

Prazo

Estudantes beneficiados com a bolsa oferecida pelo Programa Universitário do Bem (ProBem) devem renová-la até o dia 23 de janeiro por meio do site da Organização das Voluntárias de Goiás e atualizar o cadastro, de acordo com dados solicitados no sistema. 

Curtas

A gestão de Rogério Cruz não explicou o motivo de ter deixado, incólume, o funcionamento de escolas na capital.