Coluna

Rebeldia no União Brasil pode enfraquecer projeto de Caiado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de abril de 2023

Desde a fusão do PSL com o DEM, de onde nasceu o União Brasil, que a legenda tem tido choques entre lideranças regionais e a direção nacional comandada pelo deputado federal Luciano Bivar (PE). Mas, depois da vitória do presidente Lula, as rusgas passaram a ser mais constantes. Começou com os deputados de primeiro mandato se dividindo em apoiar o governo petista, tendo os mais identificados com o eleitorado conservador esbirrado contra. Na outra parte, a favor das possíveis benesses federal. Demorou, mas Bivar conseguiu acalmar a turma. No entanto, a ala do Rio de Janeiro, que era comandada pelo prefeito de Belford Roxo, Wagner Santos, o Waguinho, insistia em apoiar o governo, mas Bivar pedia moderação. Resultado: Waguinho deixou o UB e ainda ameaçou levar deputados, prefeitos e sua mulher, ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Agora, de acordo com a coluna política do Estadão, foi a vez de Mato Grosso do Sul, onde a senadora Soraya Thronicke dá sinais de insatisfação em meio à guerra que trava pelo comando local do partido. A continuar nessa toada, o projeto do UB de ter candidato a presidente da República em 2026, sendo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o favorito da legenda para a vaga, pode sofrer revés. Uma candidatura presidencial necessita, sobretudo, de união e consenso entre suas lideranças. Só assim é possível atrair aliados. Se o UB não estancar urgentemente os furos na represa provocados pelos insatisfeitos, pode vir tudo por água abaixo.

Zeli no UB consolida grupo de Pábio

A filiação da deputada estadual Zeli Fritsche ao União Brasil e, por consequência, de todo o grupo do prefeito Pábio Mossoró é uma jogada de mestre. Parte de seus aliados continuam no MDB e a outra migra para o União Brasil. Nesse arranjo político, todos continuam aliados de Daniel Vilela e de Caiado, deixando a deputada federal Lêda Borges (PSDB) sem alternativa para ter uma candidatura consistente. Aos poucos, Pábio consolida sua liderança política e pavimenta a eleição de seu candidato a prefeito em 2024.

Continua após a publicidade

Caiado mostra força

O primeiro encontro do União Brasil no segundo mandato do governador Ronaldo Caiado atestou sua força junto às várias lideranças que lotaram a sede do diretório no Setor Bueno. Deputados, prefeitos, vereadores e líderes comunitários se acotovelavam para ouvir Caiado.

Cambão e Bruno

Neste sábado (15), o líder do Governo na Alego, Wilde Cambão (PSD), acompanha o presidente do Legislativo goiano, Bruno Peixoto (UB), no Entorno do DF. De manhã eles se juntam ao prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, na inauguração de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, depois seguem para o Jardim Ingá, onde entregam outra unidade.

Naçoitan e Vanderlan

Parece nome de dupla sertaneja, mas além da sonoridade semântica, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, e o senador Vanderlan Cardoso são afinados em benefícios para o município. Além do tomógrafo entregue à população, Naçoitan inaugurou novas pontes de concreto na zona rural.

Anti-Lula e Bolsonaro

Embora não esteja em baixa em relação a outras legendas tradicionais, o PSDB comandado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já definiu o rumo dos tucanos. Trabalha para que, em 2026, esteja junto com Romeu Zema (Novo-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Será a frente anti-Lula e Bolsonaro. (Especial para O Hoje)