Coluna

Recado de Moraes foi para militantes, políticos e Bolsonaro

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de agosto de 2022

Embora a mídia tenha destacado Jair Bolsonaro (PL) como alvo do discurso de Alexandre de Moraes na posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recado também foi endereçado aos militantes partidários e políticos de um modo geral. Mesmo sendo um evento singular na história da República devido a presença da elite política, operadores do direito e diplomatas, Alexandre de Moraes deu o norte sobre sua atuação frente a mais alta Corte da justiça eleitoral. Aos políticos, reafirmou que será rigoroso com os desvios das regras de civilidade e parâmetros da lei. Para militantes, o recado foi claro: falsas notícias, ofensas e questionamentos sobre a lisura da eleição e as urnas, serão combatidos com celeridade e dureza. Mas, para Jair Bolsonaro, foi assertivo: “A vocação pela democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e aos valores republicanos de respeito à soberania popular permanece nessa Justiça Eleitoral e neste Tribunal Superior Eleitoral”. Em bom português Moraes deixou explícito ao presidente Bolsonaro qualquer deslize fora das quatro linhas democráticas, haverá o pêndulo da Justiça.

Kakay aplaude

Advogado criminalista, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, disse à Xadrez que o ministro Alexandre de Moraes falou em nome de todos os democratas. Deixou um sinal claro para o presidente Jair Bolsonaro que não aceitará golpe e não aceitará o rompimento institucional. “O presidente da república instiga o rompimento. É um facista sem ter responsabilidade e noção do que é ser presidente da República”.

Continua após a publicidade

Aurélio não gostou

Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal(STF), Marco Aurélio Mello definiu como “nefasto acontecimento”, se referindo ao discurso de Alexandre de Moraes.

Mendanha no DF
O candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) visitou na terça-feira (16), o empresário e candidato ao Governo do Distrito Federal, Paulo Octávio (PSD). De acordo com Paulo Octávio, a visita foi para estreitar parcerias no Entorno de Brasília, região que Mendanha busca contrapor a força eleitoral de Ronaldo Caiado (UB) e as investidas de Vitor Hugo (PL).

Plano Vitor Hugo

Vitor Hugo já disponibilizou seu plano de governo para Goiás – caso seja eleito – , estruturado em 16 eixos, com destaque para educação, saúde e agricultura, pecuária e abastecimento.

Xô Dodói

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), mobiliza os 246 municípios goianos para o Dia D da Campanha de Multivacinação, que será realizado neste sábado (20/8). O objetivo da iniciativa é estimular a vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes.

Izalci persistente O senador e candidato ao Governo do DF, Izalci Lucas (PSDB) deu a largada nesta quarta-feira (17), à sua campanha para conquistar o Palácio do Buriti. Ele tem como desafio, chegar ao segundo turno, tarefa nada fácil já que é um dos últimos a entrar na corrida eleitoral.