Coluna

Reforma Tributária recebe críticas, mas “precisa ser aprovada”, diz Glaustin

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de fevereiro de 2023

Um dos maiores desafios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é aprovar a tão sonhada Reforma Tributária que a sociedade brasileira precisa. Mas, mal foi anunciado o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) liderado pelo deputado federal, Reginaldo Lopes (PT-MG), surge críticas de todos os lados. A mais estridente veio da Federação Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que conta com as 400 maiores cidades do país, conforme antecipado pela Xadrez em 15 de fevereiro. Os prefeitos temem que o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que consta no projeto, acabe com o ISS, fonte de receita importante para as grandes e médias cidades. O único deputado da bancada goiana a fazer parte do GT, é o deputado Glaustin da Focus (PSC). Ele assegura que a “Reforma Tributária precisa avançar e eliminar de vez esse amaranhado de impostos que dificulta a vida das empresas e do cidadão comum. Para se ter uma ideia, não importa a atividade empresarial, forçosamente é obrigado a contratar consultorias tributárias para lidar com tantos impostos e encargos, aumentando custos que, infelizmente, serão repassados aos consumidores. Ela precisa ser aprovada”, resume Glaustin.

Caiado: o Governo Federal vai ceder?

Na última audiência que teve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador Ronaldo Caiado concordou que a Reforma Tributária é muito importante para destravar o desenvolvimento social e econômico do país. Mas pontuou: “A União está disposta a perder parte da arrecadação? Se não, vai ser muito difícil levar adiante uma Reforma Tributária”. Caiado é um municipalista e por isso tem dito que, estados e municípios não tem mais como abrir mão de recursos.

Continua após a publicidade

Célio alerta

Na linha de defesa dos municípios caso haja eventuais perdas de receitas na Reforma Tributária, o deputado federal Célio Silveira (MDB) diz que tem muitos deputados descontentes com a proposta. “Não tem como aprovar uma reforma que tira dos municípios recursos essenciais. Não posso votar contra prefeitos que me ajudam e muitos colegas Câmara Federal pensam igual a mim. Eu fui prefeito e sei o quanto é difícil atender demandas da população com recursos escassos”.

Jeferson, o vice

Está prevista para o início de março, a posse do novo presidente do Republicanos em Goiás, Hildo do Candango. De acordo com pessoas próximas ao ex-prefeito de Águas Lindas, o deputado federal Jeferson Rodrigues será o vice. “Ficarei honrado pelo convite e estou humildemente à disposição do Republicanos para trabalhar pela reeleição do prefeito Goiânia, Rogério Cruz e ampliar a força do partido em Goiás”, disse à Xadrez.

Sem descanso

O vereador Lucas Kitão (PSD) não parou no feriado de Carnaval. Como sempre faz, percorreu Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Novo Mundo e do Itaipu para conhecer as instalações e a situação das unidades, como tem feito nas últimas semanas.