Renato Ribeiro pode tirar eleição estadual de Adib, Sebba e Jamil
Os partidos correm contra o relógio para fechar as nominatas para deputados estaduais e federais, pois o prazo encerra dia 5 de abril para mudarem de partido. O problema é que, em algumas regiões estratégicas, existem bons candidatos que querem disputar o mesmo cargo. Isso gera uma briga paroquial que acaba prejudicando todos. Um bom exemplo dessa confusão é o município de Catalão, no Sudeste do Estado. Além de sua importância econômica e cultural, Catalão tem sido um celeiro de bons candidatos, principalmente para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
No entanto, para esta eleição em 4 de outubro, quatro fortes pré-candidatos a deputados estaduais vão disputar o mesmo eleitor. Dois têm mandato e buscam a reeleição: Gustavo Sebba (PSDB) e Jamil Calife (PP). Na outra ponta se encontram o ex-prefeito e veterano político, Adib Elias (MDB) e, no mesmo caminho, o empresário rural Renato Ribeiro (PL). A encrenca é que, se Renato disputar a vaga de deputado estadual, ele pode implodir o caminho dos três rumo à Alego. Mas, se o PL convencer Renato a disputar vaga de deputado federal, dois deles tem chance de sair vitoriosos.
Os 4 mil eleitores do município não elegem mais do que dois desses quatro pré-candidatos, mas se Renato disputar uma vaga na Alego, só vai eleger um. Essa conta foi feita por um experiente político da cidade que viu pela primeira vez, quatro nomes fortes na disputa para deputado estadual. Pelo tamanho do colégio eleitoral, vão ter que garimpar votos em outras regiões, mas, diante de um cenário tão pulverizado de candidatos, o resultado é incerto.
Justiça Eleitoral libera o Avante
Ao contrário do que os adversários batem bumbo sobre o Avante, comandado no DF pelo ex-senador Gim Argello estar negativado pela Justiça Eleitoral por não ter prestado contas da eleição de 2022, não durou 24h. Nesta segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal por meio da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidos, emitiu nota que afirma não haver mais pendências do Avante junto ao tribunal. A coluna conversou com o presidente do Avante-DF, Gim Argello, que confirmou o cadastro positivo. “Nesta terça-feira (24) vamos nos reunirmos com os candidatos do Avante a deputados distritais e federais e mostrar que está tudo dentro da lei e sem nenhum óbice eleitoral”, garante Argello.
Michelle deixa…
…o comando do PL Mulher nacional para dedicar mais atenção ao marido, Jair Bolsonaro e concentrar mais na sua pré-candidatura a senadora pelo Distrito Federal. A informação foi passada à coluna por uma aliada da ex-primeira-dama do País. No serpentário politico de Brasília, o ti ti ti é que Michelle é um Lago Paranoá de mágoas com os enteados. O único que felicitou a passagem de seus aniversário neste sábado (21) foi o pré-candidato a presidente da República, Flávio Bolsonaro.
Damares é Celina
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF)reafirmou seu compromisso em apoiar a vice-governadora, Celina Leão (PP) na caminhada ao Palácio do Buriti. Ela e Michelle Bolsonaro representam a linha de frente de apoio dentro do PL, mas sem o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Roriz e Marconi
Numa conversa informal com jornalistas na Câmara de Vereadores de Valparaíso, o jornalista Armando Santana, da Rádio Jornal Metropolitano, lembrou que foi graças aos então governadores, Joaquim Roriz (DF) e Marconi Perillo (Goiás), que o Lago Corumbá IV, em Luziânia, foi construído. “À época foi um feito que poucos acreditavam, mas hoje abastece parte da região e o Distrito Federal. Isso tem peso na história política do Entorno”, diz Santana.
Gracinha e Simone
As primeiras-damas, Gracinha Caiado e de Senador Canedo, Simone Assis, abrem nesta terça-feira (24), a última edição do semestre do Goiás Social em Ação, que inclui serviços que envolvem cidadania para a população, como consultas e exames médicos, assessoria jurídica, emissão de RG e entrega de cerca de 1000 cartões dos programas sociais do Governo de Goiás para beneficiários do município.
Efeito Caiado — Ronaldo Caiado efetivado como candidato do PSD à Presidência da República, o burburinho na base política de Daniel Vilela (MDB) é se ajuda na disputa para governador de Goiás ou atrapalha? A maioria acredita que sim.