Coluna

Reposição do FPM vai ajudar mas sobram críticas à CNM, AGM e FGM

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de outubro de 2023

A Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em conjunto com as entidades estaduais – no caso de Goiás –, AGM e FGM encerrada nesta quarta-feira (4), em Brasília, “alcançou o objetivo”. Na avaliação do presidente da AGM, Carlos Alberto Andrade Oliveira, conhecido politicamente como Carlão da Fox, “conseguimos aprovar na CCJ do Senado, a reposição do FPM dos meses de julho, agosto e setembro”. A pressão dos mais de 3 mil prefeitos, conforme cálculos da CNM, participaram do movimento entre os dias 3 e 4. A Xadrez conversou com o prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), Pábio Mossoró (MDB) sobre a expectativa dos repasses ainda este ano. “A maioria dos prefeitos saíram otimistas e acreditam que até meados de novembro, o presidente Lula repassou essas perdas dos três últimos meses”. Mas, nem tudo é euforia. A situação econômica do país ainda continua incerta e é o fosso da divisão dos brasileiros, reflete nos municípios. O exemplo dessa fissura no tecido social, são as mensagens que circulam nos grupos de WhatsApp dos prefeitos goianos. São críticas ácidas contra a CNM, AGM e FGM quanto a forma que o evento foi organizado. “É um grande absurdo darmos atenção à CNM. Essas mobilizações promovidas por ela, são inócuas e ficam aquém das expectativas”, registra uma das mensagens que o autor pediu discrição.

Naçoitan: “Nem imprensa teve”

Outro que desceu a borduna no evento, foi o prefeito de Iporá e uma liderança respeitada na região Oeste de Goiás, Naçoitan Leite (UB). “Também não acredito nessas manifestações que nem a imprensa teve interesse, a não ser em redes sociais dos prefeitos. E mais: o Governo Federal atua nos bastidores dos grandes veículos de comunicação para abafar tudo que não é do deu interesse”.

Continua após a publicidade

Bem na fita

Observadores mais atentos que acompanharam o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama, Gracinha e o vice Daniel Vilela em Valparaíso, comentaram que o prefeito Pábio Mossoró (MDB), “está bem na fita com o governador”.

Passando o chapéu

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, pediu ao TCU e à CGU, auditoria sobre uma dívida do Governo Federal com os municípios de R$ 47 bilhões. São valores referentes ao SUAS de obras concluídas que as prefeituras não receberam as verbas entre outras pendências.

Juntos e misturados

No evento, Pábio ficou entre o governador e o vice e pelos sorrisos e os movimentos de cabeça de Pábio, hora respondendo Caiado noutra Daniel, a leitura dos gestos sugerem sintonia política e administrativa.

Urbanidade

A CCJ da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (4), projeto de lei para criação do selo “Pet Bem-Vindo”. A proposta é do vereador Willian Veloso (PL). O projeto visa à certificação de hotéis, shoppings, lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que autorizam a entrada de animais de estimação.

Indústria de multas

A estatística mais atualizada disponível no Senatran, aponta que em agosto de 2022, foram aplicadas quase 5 milhões de multas de trânsito do país. Em Goiânia e Brasília o que não faltam são radares e os amarelinhos apertando o dedo nas maquininhas de arrecadar.