Coluna

Republicanos em mutação busca novo caminho com Roberto Naves

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de setembro de 2023

Em política, nada é concreto ou definitivo. Está aí o exemplo do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que mal deixou o PP há uma semana e já está aboletado no Republicanos. A mudança foi tão rápida que pegou todo mundo de surpresa, incluindo o entorno do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que nada sabiam. De acordo com fontes ouvidas pela Xadrez, a articulação para Naves assumir o Republicanos partiu do secretário de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, em parceria com o presidente do Patriota, Jorcelino Braga. Os dois são amigos de Roberto Naves e fizeram a ponte até o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP). Diante do impasse entre o prefeito Rogério e o ex-presidente regional do Republicanos, Hildo do Candango, motivou a mudança. Hildo queria mais cargos na gestão municipal, assim como Sabrina Garcez, e Rogério resistia. Os argumentos do prefeito eram que o partido estava bem agasalhado e que precisava abrir espaços para siglas aliadas. Diante da corda esticada, a solução veio com o convite a Roberto Naves. Mesmo sendo de direita e oposição ao PT, passa a comandar em Goiás um partido alinhado com o presidente Lula. Salvaram-se todos no acordo: Hildo como suplente de deputado federal assume no lugar de Jeferson Rodrigues, que vai se licenciar. Além disso, será o coordenador do Republicanos no Entorno. De acordo com Marcos Pereira, até Sabrina Garcez, que resistia em busca de mais cargos na gestão Rogério, baixou o tom.

PP pode unir outros partidos

A saída do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, do Progressistas pode abrir espaços para outras legendas. A queixa de ex-aliados é que Roberto Naves queria escolher o pré-candidato a prefeito e isto gerou desgastes que afastaram o UB, MDB e PP do grupo de Naves. “Não muda em nada a estratégia do PP em Anápolis: vamos ter candidato a prefeito e uma grande chapa de vereadores”, diz um aliado de Baldy.

Continua após a publicidade

PL e Republicanos

Com o embarque de Roberto Naves no Republicanos, o caminho mais provável para ele é se unir ao PL e formar chapa. Tanto pode ser o ex-deputado Vitor Hugo ou um nome de Roberto Naves, por isso ele quer conversar com o governador Ronaldo Caiado.

Vanderlan paralelo

De acordo com o Estadão, o senador goiano e presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD), atua como interlocutor de setores influentes da sociedade sobre pontos polêmicos da reforma tributária. Por conta dessas conversas, Vanderlan pretende produzir um relatório paralelo ao do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“Não por acaso…

… o senador representa Goiás, Estado administrado por Ronaldo Caiado, um dos governadores que mais se opõem à reforma. Como Casa revisora, o Senado tem o dever de examinar detidamente a proposta que chegou da Câmara”, registra o Estadão.

Direita forte…

De todas as cidades do Entorno de Brasília que eram oposição ao então candidato e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristalina continua contra. Bolsonaro teve 17.318 votos no segundo turno contra 9.243 de Lula. A direita é forte no município.

… apoia Dr. Luís

Faltando um ano e pouco para a eleição em Cristalina, este quadro de oposição reflete no apoio aos pré-candidatos a prefeito. Enquanto Dr. Luís Otávio conta com o apoio das principais lideranças do agronegócio, o vereador Jean Eustáquio (MDB), aliado do prefeito Daniel do Sindicato, amarga rejeição.

Maldade pura

Circula nas redes sociais fotos de Jean Eustáquio com o deputado federal Rubens Otoni dando a entender que Jean é apoiado pela esquerda. Fato explorado pelos adversários, que apelidaram Jean de “Vermelho”.  (Especial para O Hoje)