Coluna

Ressentidos e oposição ampliam críticas a Caiado

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 24 de junho de 2022

A ascensão do governador Ronaldo Caiado (UB) em 2018 como mandatário dos goianos, ainda guarda cicatrizes em sua base de apoio. Embora contabilize mais de 100 prefeitos apoiando sua reeleição, ainda tem muitos aliados que permanecem de braços cruzados na missão de defendê-lo mais quatro anos no Palácio das Esmeraldas. Nas conversas que a Xadrez teve com alguns desses ‘emburrados’, ficou claro que ao receber o cetro de mandatário-mor do Estado, Caiado indicou técnicos ‘estrangeiros’, ou seja, profissionais fora da política e do Estado. Este ressentimento não é explícito, no entanto tende a ser, no decorrer da campanha, explorado também pela oposição. A frase: “Caiado não gosta dos políticos goianos”, caminha para ser o mantra dos pré-candidatos ao governo, Senado, Câmara Federal e o legislativo. Um dos que aumentou o tom crítico a Caiado é o pré-candidato a governador, Vitor Hugo (PL). Outro que ensaia um discurso mais ácido é Gustavo Mendanha (Patriota). Por enquanto, PT e PSB não entraram em campo, mas estão no jogo. A incógnita permanece com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) que não disse se vai disputar o governo ou qualquer cargo, mas tem sido duro nas críticas a Caiado. Ano eleitoral é um prato cheio para a oposição malhar governantes de plantão.

Firme

O senador Luiz do Carmo lança oficialmente sua pré-candidatura à reeleição em Goiânia, neste sábado, dia 25. O evento contará com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas que apoiam o nome de Luiz do Carmo para o Senado Federal, além de autoridades eclesiásticas.

Continua após a publicidade

Caminhada

Além da capital, o pré-candidato já fez lançamento na cidade de Porangatu, e fará eventos também na cidade de Águas Lindas e Rio Verde. Conhecido como senador municipalista, Luiz do Carmo ressalta o motivo que o levou a lançar sua pré-candidatura nas cidades do interior goiano.

Goiás colorida

A Prefeitura de Goiás promove, entre os dias 26 de junho e 1 de julho, a Semana do Orgulho LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e outros[as/es]) da cidade com o tema “Porque o amor é democrático!”.

Ostensivo 

Mesmo com mais de 100 prefeitos na base aliada, das mais diversas legendas, trabalhando no interior do Estado pela pré-candidatura ao Senado de Alexandre Baldy (PP), o progressista não está satisfeito. Quer mais apoiadores. 

Olha só

No radar do presidente da legenda em Goiás estão agora os prefeitos de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu, Chapadão do Céu, Eduardo Peixoto e a prefeita de Perolândia, Grete Elisa Rocha. Juntas, as três cidades somam mais de 15 mil eleitores. Baldy acredita que esses apoios devem ser fechados ainda essa semana.

Curta

O Brasil perdeu ontem uma das mulheres mais importantes do século XX: Danuza Leão.