O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Reviravolta na CPMI

Leandro Manzinipor Leandro Manzini em 21 de agosto de 2025
21 08 2025

Os ministros do Turismo e do Esporte – Celso Sabino (União) e André Fufuca (Progressistas) – balançam no cargo devido ao embate entre União Brasil e o Palácio do Planalto. Numa reviravolta surpreendente, a oposição elegeu Carlos Viana (Podemos-MG) para presidente e Alfredo Gaspar (União-AL) como relator da CPMI do INSS.

O resultado também pode ser visto como uma derrota para os presidentes do Congresso, Hugo Motta (REP-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), que tiveram os nomes indicados derrubados. O cenário evidencia a força da Federação entre União e Progressistas. Além disso, abre espaço para mais desgastes no Governo Lula, que já enfrenta quedas de popularidade em recentes pesquisas.

Empréstimo$
O Sebrae bateu recorde e registrou 48% em empréstimos aprovados neste ano, o melhor índice desde 2020. Em 2022, 84% dos empreendedores relataram dificuldades na busca por crédito. Entre os principais motivos para os pedidos estão: capital de giro (41%), compra de máquinas e equipamentos (29%) e reforma e ampliação de negócios (21%).

Gesto simbólico
Ex-ministros do Governo Temer – Carlos Marun, Esteves Colnagno, Gilberto Occhi, Luislinda Vallois, Mauricio Quintella, Pádua Andrade e Valter Casemiro – manifestaram fortes críticas aos EUA pelas sanções impostas ao Brasil, em especial a familiares de autoridades. Também expressaram solidariedade a membros do Judiciário e do MP, alvos de Trump. O gesto, embora simbólico, revela expectativas de mudanças no cenário internacional.

Índio paraguaio
O deputado Filipe Barros (PL-PR) fará uma visita técnica da CREDN à cidade de Guaíra (PR) para tratar da concessão, pela Funai, de nacionalidade brasileira a indígenas paraguaios. Com a autorização, eles passam a ter direito às terras no País. O parlamentar questiona a legalidade dos atos e sua conformidade com o artigo 12 da Constituição. A visita busca esclarecer e discutir os impactos dessa prática na fronteira.

Debate necessário
Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) mostram que o Brasil concederá R$ 544,5 bilhões em gastos tributários em 2025 – mais que o dobro dos investimentos federais previstos para o ano. O valor é três vezes o orçamento do Programa Bolsa Família (R$ 159,5 bilhões). O TCU debaterá, em evento na Câmara na próxima terça-feira (26), a eficiência e o controle desses benefícios fiscais.

Seguro trabalhador
Os trabalhadores demitidos sem justa causa agora poderão contar com o Seguro Dívida Zero Proteção Desemprego, exclusivo para clientes do Crédito do Trabalhador CAIXA. O produto, lançado pela Caixa Vida e Previdência (CVP), garante o pagamento de até três parcelas do empréstimo, com valores que variam conforme o tempo de vínculo empregatício.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.