Coluna

Reviravolta no Republicanos de Goiás para salvar Rogério

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de fevereiro de 2023

Desde o dia 13 de junho de 2022, quando o então deputado federal João Campos conseguiu sua candidatura ao Senado, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira percebeu que a sigla havia “rachado”. Deu o que se previa: o prefeito Rogério Cruz foi para o lado da candidatura de Ronaldo Caiado e Campos se aliou a Gustavo Mendanha (Patriotas). Marcos Pereira então avisou João Campos que em 31 de janeiro de 2023, eleito ou não, ele encerrava o mandato de presidente. Agora, depois de idas e vindas, muita disputa e ameaça de esfarelar de vez o partido, na quinta-feira (9) foi anunciado o novo presidente. Trata-se do ex-prefeito de Águas Lindas – uma das cidades mais importantes do Entorno –, Hildo do Candango. Está prevista uma reunião no dia 10 de março para sacramentar seu nome à frente do diretório regional. Foi uma reviravolta pois já estava mais ou menos acertado o nome do deputado federal, Jeferson Rodrigues. O problema é que Jeferson é muito associado à Igreja Universal e Marcos Pereira quer desassociar fé da política. Ele reconhece a força da Universal, mas precisa descontaminar o bolsonarismo religioso do partido. Hildo tem uma vida política ilibada, não é bolsonarista, cultua valores democráticos e republicanos, portanto, perfeito para o figurino aglutinador.

Todos por um

Pacificada a questão partidária, a meta é todos trabalharem para ampliar o capital de votos do prefeito Rogério Cruz. Na soma de esforços, João Campos também será convidado a participar desse esforço, mesmo não sendo o manda chuva do Republicanos. A partir dessa união, o foco também é dar tempo para que o secretário de Governo, Jovair Arantes aplaine os focos de resistência na Câmara de Vereadores.

Continua após a publicidade

Um passo à frente

Enquanto não sai a definição de quem vai comandar a Secretaria do Entorno, o prefeito de Valparaíso e presidente da Amab, Pábio Mossoró (MDB), bateu à porta do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho em busca de solução para o transporte urbano entre as cidades do Entorno e Brasília. Acompanhado pelo deputado federal da região, Célio Silveira (MDB), Pábio levou ao ministro pedido para implantar o BRT na região.

Ibaneis volta?

As opiniões se dividem em Brasília sobre o futuro do governador afastado pela justiça, Ibaneis Rocha (MDB). Para os adversáros, ele deve ser afastado definitivamente, já os aliados acreditam que nos próximos dias ele retorna ao cargo. O problema é que a mídia, de um modo geral, sempre publica alguma insinuação de que ele tem culpa no cartório, ou seja, no mínimo negligenciou sobre a invasão do dia 8 de janeiro.

Faeg no campo

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) por meio de seu presidente, José Mário Schreiner começou o ciclo do Programa Estratégico do Sistema por Goianésia. Ouvir, fortalecer e integrar cada vez mais as bases do campo, são os conceitos deste ano de 2023 que foi realizado em Goianésia.

Celina angustiada

A governadora em exercício no Distrito Federal, Celina Leão (PP), é só angústia com esta indefinição. Embora a gestão não tenha parado, existem acordos políticos que estão emperrados, incluindo nomeações e Celina não quer passar o carro diante dos bois.

Serviço Equatorial

As agências da Equatorial Goiás, empresa de energia que substituiu a Enel em Goiás, avisa que ampliou o horário de atendimento ao público neste mês: das 8h às 17 h. Disponibiliza também o aplicativo para download no Android e iOS.