Coluna

Roberto Naves busca solução para aeroporto de cargas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de outubro de 2023

Mais um capítulo da novela sobre a conclusão do Aeroporto de Cargas de Anápolis vai ao ar entre políticos e empresários da cidade mais industrializada de Goiás. Desta vez, o personagem central do episódio é o prefeito do município e presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves. Ele tem dito a aliados que vai procurar o governador Ronaldo Caiado (UB) e propor uma Parceria Público-Privada (PPP) para concluir a obra. Naves tem razão em ’brigar’ pela conclusão da obra que já consumiu, até agora, R$ 400 milhões dos contribuintes. Seria um crime de lesa-pátria deixar esta montanha de recursos enterrada ao esquecimento. A gestão do aeroporto saiu das mãos do Estado e está com a Infraero, que não moveu um dedo para resolver o problema. Naves sugere a Prefeitura de Anápolis assuma o abacaxi, desde que haja concordância de uma PPP entre a prefeitura, Governo de Goiás e a iniciativa privada. Se a ideia ganhar tração, Roberto Naves entra para a história de Anápolis como o político que contribuiu na aceleração do desenvolvimento de Goiás, não só do município. Afinal, será o modal mais importante para as regiões Centro-Oeste e Norte.

Conversa longa na viagem à China

Roberto Naves é um dos convidados que fará parte da comitiva que acompanha o governador Ronaldo Caiado à China nos dia 2 a 14 de novembro. Como se trata de uma viagem de 12 horas, haverá muito tempo para um tête-à-tête sobre alianças políticas em Anápolis e também o “elefante branco” chamado Aeroporto de Cargas de Anápolis.

Continua após a publicidade

Gomide de olho

O principal adversário da base caiadista em Anápolis e pré-candidato a prefeito, deputado estadual Antônio Gomide (PT), não vai deixar seus adversários levarem os louros sozinhos. Ele tem sido um crítico da paralisação da obra e repete, sempre que tem oportunidade, o quanto Anápolis perde com a falta de conclusão do Aeroporto de Cargas.

Brasil Jr em ação

A expressão popular “comendo pelas beiradas” cai sob medida para o pré-candidato a prefeito de Formosa, Brasil Júnior (sem partido). Discretamente e sem tocar bumbo, ou seja, em silêncio, mantém constantes reuniões. Em todas, recebe incentivo e promessa de apoio, sinal que ele representa o fato novo na política de Formosa.

Não é tanto assim

A lenda urbana de que o agronegócio é um dos mais conectados às plataformas digitais não é bem assim. Em equipamentos agrícolas manda bem, mas conforme levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, apenas 27% das propriedades rurais do País estão conectadas à internet. Índice muito baixo para um setor que opera os mais avançados equipamentos tecnológicos.

Diesel vai subir

Sob pressão, a Petrobras não vai ter saída e deve aumentar o preço do diesel nas bombas. A defasagem de preço do diesel ao consumidor chegou em 17% nas refinarias e, diante de um quadro de guerra no exterior, não vai ter escapatória a não ser anunciar um novo aumento.

De pai para filho

Pode ser que não, mas ao passar o comando do PSDB do Distrito Federal para seu filho, Sérgio Izalci, o senador Izalci Lucas sinaliza que pode deixar os tucanos e migrar para outra legenda. Especula-se que pode ser o Podemos, mas ele garante que está tudo bem no PSDB. Nunca é demais lembrar que os tucanos andam numa urucubaca de dar dó. A conferir. (Especial para O Hoje)