Coluna

Rogério Cruz anuncia que vai enviar Refis à Câmara

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 11 de maio de 2021

Consciente e sensibilizado diante do impacto econômico e financeiro que a pandemia do coronavírus (Covid-19) acarretou às atividades econômicas, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anuncia o envio à Câmara Municipal de um projeto de programa de recuperação fiscal (Refis) para acudir os setores que vêm sofrendo com o desaquecimento da economia, tanto pessoas físicas como jurídicas. “Sei das dificuldades que a Covid-19 impôs, e quero dizer para vocês que ainda nesta semana devemos encaminhar o projeto do Refis à Câmara Municipal para que possamos renegociar os débitos de pessoas físicas e das empresas, em junho e julho”, disse em encontro com representantes do setor de eventos sociais. 

Moeda de troca? 

Está em curso, na Câmara dos Deputados, a coleta de assinaturas para a criação da CPI do Tratoraço, esquema supostamente montando pelo governo federal que teria destinado R$ 3 bilhões em emendas a parlamentares. 

Barganha  

Pela denúncia, parte desse dinheiro foi empregada na compra de tratores superfaturados. Deputados federais da bancada goiana aparecem na lista dos que tiveram verbas liberadas. O petista Rubens Otoni chamou o esquema de “toma lá, dá cá”, que envolve o Planalto e o Centrão. 

Anfitriã  

Quem esteve recentemente com a deputada federal Magda Moffato (PL), em um de seus hotéis em Caldas Novas, foi a primeira-dama Michele Bolsonaro, para desfrutar das famosas águas quentes do lugar. 

Não zerou  

Ao contrário do que diz o presidente Jair Bolsonaro, de que teria reduzido a zero a alíquota do diesel, a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira esclarece que o governo federal não zerou a tributação do produto, mas apenas sobre um dos componentes do diesel. 

Faltou ação 

A cidade de Posse, já administrada pelo pai do ex-governador José Eliton (PSDB), ficou carente de investimentos por muitos anos. Foi o que o vice-governador Lincoln Tejota disse ao vereador Jair Pereira da Silva, eleito pelo PSDB, ao recebê-lo em Goiânia. 

Pé do ouvido 

Na outra ponta, quem esteve com o prefeito de Posse, Helder Bonfim (Solidariedade), em seu escritório político, foi o líder do Governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB). Conversas políticas no cardápio. 

Contatos  

Cada vez mais distante do PP, por conta de entrevero com o presidente do partido, Alexandre Baldy, o deputado federal Professor Alcides teve conversa política com o prefeito de Trindade, Marden Junior (Patriota), que tende a apoiar Jânio Darrot em 2022. 

Olho no mercado 

A Saneago, cuja venda chegou a ser cogitada, deve partir para formação de sociedades com empresas privadas, para concorrer às concessões de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A proposta tramita na Alego. 

Sem venda 

Parecer jurídico da estatal garante que a proposta não busca a extinção, desestatização ou privatização da Saneago, mas somente a modernização das atividades da companhia. 

CURTAS 

– Com o ex-prefeito Iris Rezende, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), conversou ontem sobre o cenário político para 2022. 

– O vereador Lucas Kitão (PSL) recebeu três premiações do 11º Prêmio Mais Influentes da Política em Goiás, entre eles o de melhor parlamentar. 

Compartilhe: