Coluna

Rogério, o ‘Pé de Toddy’ foca na gestão e ignora críticas

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de fevereiro de 2024

Uma semana depois de ser anunciado como mais um nome da base caiadista, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), agora está oficialmente na corrida pela principal cadeira da Prefeitura de Goiânia. O anúncio de sua participação no pelotão de adversários do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), despertou a atenção da mídia com espaços generosos nos veículos de comunicação. No entanto, o alvo que está na mira do MDB, prefeito Rogério, segue sua toada alheio ao burburinho, “focado na entrega de obras à população” na avaliação de pessoas próximas. O prefeito e seu entorno, avaliam como natural a movimentação de outras legendas e entende que o jogo político local, é da natureza política e “não vai interferir no cronograma administrativo acordado com a população”, atesta um auxiliar. Para os aliados do prefeito, pesquisas mostram que a maioria das pessoas estão preocupadas com sua porta, seu bairro e o cotidiano de um modo geral”. De fato, Rogério ainda tem um bom lastro de feitos que não foram apresentados ao goianiense. São obras que impactam diretamente à classe média e o cidadão de um modo geral que necessita da fluidez da mobilidade urbana. No currículo da gestão Rogério, consta a solução do atávico alagamento que se arrastava há mais de 40 anos em vários pontos da cidade. “Ele foi o primeiro prefeito que encarou o desafio de frente”, atesta o secretário de Infraestrutura, Denes Pereira. Mas o “Pé de Toddy” não para por ai. Entre as inúmeras intervenções, o destaque é o Plano Diretor que avança três décadas no ordenamento da cidade. Soma-se aos destaques, 1 mil quilômetros de recapeamentos, complementação viária e infraestrutura de drenagens.

Parcerias e apoio a Caiado

Em audiência com o governador Ronaldo Caiado (União) na sexta-feira (26), o prefeito Rogério Cruz reforçou o projeto nacional do governador para viabilizar a candidatura a presidente da República em 2026. Rogério também disse a Caiado que entende a “pressão de sua base para definir um nome para disputar a prefeitura e o aval dele”. Frisou que, independentemente de candidaturas, ele vai continuar apoiando o governador

Continua após a publicidade

‘Modo avião’

O presidente da Alego e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Bruno Peixoto (União), acionou o ‘modo avião’, ou seja, silêncio absoluto sobre sua luta para amolecer o coração e mente do governador Ronaldo Caiado que ele é viável. Bruno continua atuando nos bastidores, mas sem pirotecnia midiática.

Clima de campanha

De acordo com relatos do repórter Armando Santana da Rádio Jornal Metropolitano 99 FM de Valparaíso, a abertura da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade, deu mostras de como será o clima da disputa eleitoral no município. O que predominou, além dos discursos, foram as conversas de bastidores e os possíveis grupos adversários.

Mal perdedor

Chamou a atenção das pessoas a abordagem do vereador José Antônio ao prefeito Pábio Mossoró (MDB). Ele reclamou sobre a demissão de auxiliares comissionados na prefeitura e o prefeito Pábio disse que, ao se posicionar como adversário da gestão, não tem como manter seus aliados. Em tempo: José Antônio quer ser candidato a prefeito pelo PL apadrinhado pelo PSDB de Lêda Borges.

Yvelonia quer paz

Anunciada como pré-candidata a prefeita de Valparaíso pelo  Solidariedade, a assistente social e secretária de Ação Social da Prefeitura de Goiânia, Maria Yvelonia, pediu ao prefeito Pábio Mossoró, que faça uma campanha sem baixarias e focada em propostas.