O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Romance de Luiz Gustavo Medeiros é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura

Luana Avelarpor Luana Avelar em 14 de novembro de 2025
Luiz Gustavo Medeiros
Capa de A União das Coreias, romance de estreia de Luiz Gustavo Medeiros. Foto: Divulgação

O romance “A União das Coreias”, de Luiz Gustavo Medeiros, está entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2025, uma das principais premiações literárias do país. Lançado pela Editora Reformatório, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o livro marca a estreia do autor em um cenário que tem reconhecido novas vozes fora do eixo Rio-São Paulo.

A obra mergulha na mente de Paulo Henrique, homem de trinta e poucos anos em Goiânia, às vésperas das eleições de 2018. Em um único dia, narrado de forma não linear, o leitor acompanha suas reflexões sobre amor, infidelidade, política, herança racial e as tensões sociais de um Brasil em crise. Críticos têm classificado o texto como um “romance de duração”, por sua densidade psicológica e ritmo introspectivo.

“A ironia sutil, a narrativa despretensiosa e inteligente, as construções originais… Luiz Gustavo Medeiros escreve bem demais. Não importa sobre o que ele escreva, a certeza é de que será boa literatura. Um jovem escritor de talento extraordinário.”, avalia Maria Fernanda Elias Maglio.

“A literatura, arte, de que mais gosto é a que me faz pensar. A União das Coreias é um livro todo feito de pensamento. É um livro que pensa sobre todas as coisas que há. Das intrigas insignificantes que acontecem em uma firma burocrática à expansão das galáxias. Desde que o li, não parei de pensar nele.”, afirma André Sant’Anna.

Para Noemi Jaffe, “é no jogo extremamente bem tramado entre o que se diz e o que não se diz, que a narrativa vai descortinando (e o gerúndio, aqui, é fundamental) a vida de Paulo, cuja história transcende questões subjetivas e pessoais, para revelar um drama verdadeiramente brasileiro, a partir de Goiânia, cidade onde mora o autor”. 

O autor
Luiz Gustavo Medeiros  é graduado em Ciências Sociais e doutorando em Letras. Em 2020, venceu o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos com o livro de contos “O corpo útil”. Agora, estreia, com “A União das Coreias”, no gênero romance.

Luiz Gustavo Medeiros
Foto: Divulgação

LEIA MAIS: https://ohoje.com/coluna/a-politica-da-identidade-em-captura/

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.