Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Coluna

Ronaldo Caiado terá em 2024, Bruno e Rogério para apoiar ou neutralidade

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de fevereiro de 2023

Por ser muito contido em dividir opiniões, cria-se em volta de Ronaldo Caiado a lenda urbana que ele é um líder frio e assertivo, mas não é bem assim. Caiado sabe valorizar a lealdade e os que defendem os avanços de sua gestão na busca constante do desenvolvimento e oportunidades a todos. Dentre seus inúmeros aliados, o agora presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), foi um escudeiro na defesa desse modelo de governo. Mesmo que tenha antecipado as costura à sua eleição para presidente da Mesa Diretora do Legislativo, o jovem deputado soube trafegar no serpentário do poder. Evitou atritos com o governo e conseguiu ser eleito por unanimidade. Portanto, se Caiado não mexeu um músculo da face para intervir publicamente – pelo que sabe – na disputa pela presidência da Alego, significa que ele, de uma certa forma, colaborou para Bruno ser eleito. É um sinal que Bruno pode se credenciar dentro UB, a vaga para disputara a Prefeitura de Goiânia em 2024 pois é do UB e aliado desde o início do governo. Mas, tem outro aliado que conta com o apoio do governador para sua reeleição. Trata-se do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Embora seja um ‘cristão novo’ nas hostes caiadista, Rogério espera uma reciprocidade do governador, afinal, o prefeito ‘rachou’ o Republicanos em 2022 em apoio à reeleição de Caiado. O governador não esquece o gesto de Cruz, mas como é seu feitio, por enquanto fará cara de paisagem ‘assuntando’ o movimento das nuvens, ou seja, o momento certo para bater o martelo a quem vai apoiar. Dependendo das nuvens políticas, deve manter-se neutro no primeiro turno.

Ana, a incógnita do MDB

Assim como fez na disputa para a presidência da Alego, Bruno Peixoto deve iniciar as costuras para a disputa da prefeitura de Goiânia ainda no primeiro semestre. A rigor, ele já tem um time de ex-deputados ligados a Goiânia que foram agasalhados em diretorias da Alego. Mas a questão a construção de sua candidatura dentro da base. Como se sabe, o MDB do vice, Daniel Vilela tem planos para bancar a filha de Ires Rezende, a empresária Ana Paula. A família dele resiste, mas, tudo é possível em política.

Continua após a publicidade

E Virmondes?

Uma pergunta tem circulado entre as conversas dos ‘cabeças pensantes’ da política: – E o deputado Virmondes Cruvinel Filho, também pode entrar na corrida para desbancar Rogério Cruz”? Por enquanto ele mantém-se em modo avião. Mudo e sem comunicação. A conferir.

PCDs em pauta
A Câmara Municipal de Goiânia discute nesta terça-feira (14) projeto de lei que pode facilitar o acesso de Pessoas com Deficiência (PcDs) no Transporte Público da capital. Projeto é do vereador Lucas Kitão (PSD) e obriga as empresas da capital a se adaptarem com validadores e catracas acessíveis para pessoas com nanismo e que têm baixa estatura.

Terminais seguros

O RedeMob Consórcio repassou, na última semana, 100 braçais aos policiais que integram o Batalhão da Polícia Militar que atua nos Terminais. Usuários do transporte de massa agradecem por mais segurança nos terminais.

Maks e Luís Otavio

O ex-candidato a prefeito de Cristalina, Maks Louzada pode se juntar ao grupo do vice-prefeito e candidato em 2024, médico Luís Otavio para enfrentar Jean Eustáquio (UB). A oposição ao prefeito Daniel do Sindicato acordou.