Coluna

Sarney, o oráculo dos presidenciáveis

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 23 de abril de 2022

Ex-presidente e ex-senador, José Sarney, aos 91 anos, é uma enciclopédia do poder. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), é, sem dúvidas, a caricatura da política brasileira. Personagem do coro que pedia democracia em tempos de chumbo, assistiu e contribuiu com o nascedouro da Carta Magna de 1988, viu o surgimento e derrocada de políticos em busca de um espaço à luz das eleições. Vice de Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse, se tornou presidente.  Por isso, atento aos escombros de um País polarizado, certamente tem muito a contribuir com o pleito de 2022, se traduzindo em ouvidos e vozes. Com acuidade, os presidenciáveis o procuram para, quiçá, evitar passos perigosos. É o caso de Luiz Inácio Luiz da Silva que, antes de se encontrar com a elite emedebista, conversou com o “cacique” Sarney. Inclusive, Sarney, que já viajou com Lula no avião presidencial. Depois foi a vez de Jair Bolsonaro. E, recentemente, com a candidata do MDB, a senadora Simone Tebet. Sarney, inclusive, foi aliado do pai de Simone, o senador Ramez Tebet, que até já presidiu a Casa. 

Ruim para Izalci…

Parece que o sonho do senador Izalci Lucas (PSDB) em disputar o Governo do Distrito Federal pode virar um pesadelo. A federação partidária celebrada entre o PSDB e Cidadania ‘amarrou’ o destino do senador ao da deputada federal, Paulo Belmonte (Cidadania). Pelo acordo, a prioridade de firmar coligação é do parlamentar federal e não do senador.

Continua após a publicidade

…bom para Reguffe

Paula Belmonte quer apoiar o senador Antônio Reguffe (UB) para governador do DF, com isso Izalci ficaria fora da disputa. Para complicar, o PSDB está em uma disputa interna entre o grupo de João Dória e Eduardo Leite que prejudica candidaturas majoritárias nos estados.

Vem comigo

Ex-prefeitos se reúnem às 15h da próxima segunda no escritório político do ex-governador Marconi Perillo. 

Óia

Enquanto o governador Ronaldo Caiado consolidou apoio de prefeitos em exercício, Perillo tenta aglutinar, diz-se nos bastidores, cerca de 150 ex-prefeitos para uma associação. 

Haja grana

A previsão de gastos para a campanha eleitoral do ex-presidente Lula pode custar R$44 milhões. 

Pesquisa

A pesquisa Exame/Ideia traz Lula com 42% das intenções de votos e o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 33%. 

Recuo 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) suspendeu a liberação do João Leite e Altamiro de Moura Pacheco à exploração da iniciativa privada com atividades de lazer. 

Em pauta

A informação sobre a proposta foi publicada com exclusividade pela Coluna Xadrez e provocou críticas por ambientalistas que reiteraram a importância da água para a população goiana. 

Luto

A última sexta-feira foi de despedida para a comunidade católica do padre  César Rafael Rodríguez Martínez, 94 anos. O sacerdote vivia em Goiânia há 50 anos e se dedicou à educação no Colégio Agostiniano. 

Curta

O 14º Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá se encerra neste domingo e deve atrair 150 mil pessoas.