Coluna

Saúde vai continuar sendo o foco na Câmara de Goiânia

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 22 de maio de 2018

Na Câmara de Goiânia, o jogo não acaba quando termina, contrariando frase atribuída ao ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus. A Comissão de Investigação Especial (CEI) da Saúde encerrou os trabalhos na sexta-feira passada, mas o seu presidente, o vereador Clécio Alves (MDB), pretende manter o foco na Saúde Municipal da capital. O emedebista garante que não é nada pessoal contra a sua principal desafeta no Paço, a titular da pasta, Fátima Mrué. “Não tenho nada pessoal contra ela. A nossa preocupação é com as pessoas que precisam de atendimento na rede municipal de saúde”, disse o vereador à coluna. O relatório final pediu o indiciamento de Mrué e de outras 27 pessoas ouvidas pela CEI. Antes, porém, já havia a previsão do pedido o afastamento dela do cargo, por conta de supostas irregularidades apontadas na investigação.

 

Continua após a publicidade

Ela fica

Mesmo diante da pressão, o prefeito Iris Rezende (MDB) reafirma sua disposição de manter Fátima Mrué no cargo. Ele insiste no discurso de que as ações dela à frente da Secretaria contrariaram “interesses escusos”.

 

Aplausos

Para mostrar que não há nenhuma tentativa de personalizar as ações da nova Comissão Provisória, Clécio Alves diz que se o município oferecer saúde de qualidade aos pacientes, ele será o primeiro a aplaudi-la a secretária.

Emancipação à vista

Os moradores do distrito de Jardim Ingá, em Luziânia, preparam comemoração caso a Câmara dos Deputados aprove projeto de lei que cria novas regras para emancipação de municípios. O distrito, com 90 mil habitantes, cumpre os requisitos previstos na proposta. Em março, os emancipacionistas do município goiano acompanharam a votação do projeto na Comissão Especial instituída para discutir o assunto. Essa bandeira vem sendo levantada pelo deputado federal tucano Célio Silveira. “Na semana passada, em Plenário, aproveitei o momento da orientação do partido para declarar meu apoio ao projeto de criação de municípios, citando o distrito do Jardim Ingá, no município de Luziânia, que tem o potencial para ser município e se tornar uma das maiores cidades do estado de Goiás”, diz. O parlamentar, natural de Luziânia, conhece de perto as necessidades do município. Foi vice-prefeito, de 1996 a 1998; elegeu-se prefeito e administrou a cidade de 2005 a 2011. Ex-deputado estadual, ele presidiu a Assembleia legislativa, e agora está em seu primeiro mandato como deputado federal pelo PSDB.

CURTAS

CPF na nota – O Nota Fiscal Goiana sorteia 300 mil em prêmios no próximo dia 28 de maio. Neste ano, a iniciativa bateu recorde de bilhetes emitidos e de participantes que já garantiram o direito ao desconto no IPVA para 2019.

Marcha – O Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região (GO, TO, MT, MG e DF) vai participar da Marcha dos Prefeitos a Brasília, entre 21 e 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Rodovia – O deputado Francisco Oliveira (PSDB), autoriza a estadualização da extensão da rodovia municipal que liga os municípios de Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Goianápolis e Anápolis.  

 

Evento político

A presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para anunciar oficialmente na cidade a criação da Universidade Federal de Catalão, se transformou num evento político. Ele chegou acompanhado dos senadores Ronaldo Caiado e Wilder Morais, ambos do Democratas.

Sem pressa

O prefeito Adib Elias foi ao aeroporto recepcionar o ministro e tinha a intenção de leva-lo ao centro da cidade onde aconteceria o evento. Mas Rossieli pediu paciência ao prefeito, para que todos esperassem o governador José Eliton (PSDB).

 

Comitiva

Eliton chegou ao local ao lado do ministro, acompanhado do deputado federal Thiago Peixoto (PSD). A senadora Lúcia Vânia (PSDB) se juntou à comitiva logo depois.

 

Divergências

Durante o seu discurso, Caiado foi vaiado por estudantes, que acompanhavam a cerimônia, mas ignorou o fato. Já José Eliton disse considerar normais divergências de opiniões em ambiente democrático no meio universitário. “Algo salutar para a democracia”, pontuou.

 

Citação

Como anfitrião-mor, José Eliton citou o prefeito Adib Elias por três vezes no discurso. Foi o único a citar o presidente Michel Temer nos discursos. Já o ministro Rossieli não fez menção ao nome do seu chefe.

 

Pré-candidatura

Henrique Meirelles participa hoje, em Brasília, do lançamento do programa Encontro com o Futuro, que traz diagnóstico do atual cenário. No evento do MDB, o nome do ex-ministro da Fazenda deve ser confirmado como pré-candidato à Presidência da República.