Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Schmidt acredita no empenho de Lira para aprovar rápido o PLP 68

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de julho de 2024

“As discussões mais controversas ocorreram na aprovação do projeto da Reforma Tributária em 2023 e, agora, o debate é sobre Leis Complementares, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), está determinado em aprovar o mais rápido possível o texto definitivo”, disse à coluna a ex-secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt. Ela acompanha de perto os debates na Câmara na busca de consenso para a aprovação das Leis Complementares. Na sua avaliação, as discussões são pontuais, focadas com destaque para três itens. O mais polêmico é se a carne entra ou não na cesta básica.

O ministro da Economia, Fernando Haddad propõe aumentar o cashback para pessoas que não têm condições de pagar “o valor cheio”. Muitos deputados são contra. Outro ponto de atrito é se a construção civil entra junto com o setor imobiliário. “Deve entrar sim”, defende Cristiane. Por fim, alguns serviços médicos vão estar na lista? Na avaliação da doutora em Economia, “ficou a mesma proposta, ou seja, nada mais entrou e houve melhora na redação do texto”.

De acordo com Cristiane, o nano empreendedor — indivíduo que trabalha só meio pe- ríodo no negócio — ficou isento, mas formalizado como contribuinte. “Estas observações são fundamen- tadas conforme foi divulgado pela equipe do grupo de trabalho da reforma, mas pode haver mudanças significativas no Congresso”, ressalta Cristiane.

Continua após a publicidade

Haddad dá ultimato ao Senado 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro nesta quarta-feira (10): se o Senado não encontrar uma forma para compensar a desoneração de tributos de 17 setores da economia, vai aplicar a decisão do STF para cobrar os impostos. É a tal história: o contribuinte pula da frigideira, mas cai na brasa. 

 Toc toc, é o Alcides! 

Disposto a bater na porta dos segmentos organizados de Aparecida, principalmente o empre- sarial, o pré-candidato a prefeito do município, Professor Alcides (PL), bateu à porta da Aciag nesta terça-feira (9). Ele foi recebido pelo presidente da instituição, Maxwell Coelho, dos ex-presiden- tes Leopoldo Moreira e José Celestino, além de lideranças em- presariais da cidade. A conversa durou mais de duas horas. 

Wilder indicado…

 … para concorrer em três ca- tegorias do Prêmio Congresso em Foco: Melhor Senador de 2024, Defesa da Indústria e Cidades In- teligentes. Wilder Morais (PL) é tido como um senador de bastidores e avesso à exposição midiática, mas é reconhecido como um parlamentar municipalista. Para votar, basta clicar em prmio.congressoemfoco.com.br

“Tudo joia?” 

A expressão popular pode soar como afronta aos bolsona- rista durante a campanha elei- toral caso a PGR confirme de- núncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria vendido as joias presenteadas por autoridades sauditas. Para piorar, cai por terra o discurso de honestidade e acaba com o discurso “Lula é ladrão”.

Flávia voltou 

Quem é vivo sempre aparece. A ex-deputada federal e ex-Arruda, Flávia Peres, anda circulando por Brasília. De acordo com pes- soas próximas, ela sonda o ambiente para, se tiver pista livre, candidatar-se em 2026, possivel- mente para deputada federal. A conferir. (Especial para O Hoje)