Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

‘Se não tem as manhas’, não entre no debate contra Caiado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 29 de setembro de 2022

O debate entre os candidatos ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), Vitor Hugo (PL), Cíntia Dias (Psol/Rede), Edigar Diniz (Novo), Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT) e Ronaldo Caiado (UB) frustrou a maioria dos telespectadores. Promovido pela TV Anhanguera e sendo o mais importante debate que antecede o momento do voto, o da noite de terça-feira (27), teve mais ataques ao líder das pesquisas, Ronaldo Caiado do que ideias. Já era previsto que seria todos contra um. No contraponto, Caiado rebateu todas as críticas e ainda emparedou alguns adversários como Mendanha e Vitor Hugo. Um dos momentos mais constrangedores aos dois, foi quando Caiado disse que não precisa de garupa de presidente para ter votos numa clara referência ao Mendanha e Vitor Hugo que se autodenominam candidatos do presidente Bolsonaro. Resumidamente, o governador-candidato não ganhou o debate, mas não perdeu um voto com as críticas dos adversários. Pode-se dizer que ele é se comportou como no áudio que circula nas redes sociais advertindo amadores para “Quem não tem as manhas, não entra não, sem a instrução de um profissional”. (Áudio de Marquinhos Boiadeiro). Caiado é profissional da política e no debate, seus oponentes foram amadores.

Ataques “Garupeiros”

O destaque do debate da TV Anhanguera entre os candidatos a governador de Goiás, foi quando Mendanha questionou Caiado sobre apoio presidencial: “Tem candidato que não tem história e se esconde atrás de outra candidatura (…) Sou partidário e não fico pulando de galho em galho de acordo com pesquisa e interesse (…) Deixem de ser ‘garupeiros’, sejam candidatos”. Resposta endereçada a Mendanha e também Vitor Hugo.

Continua após a publicidade

Guerra de números

Sem muita novidade na corrida ao Palácio das Esmeraldas, as atenções se voltam para a única vaga para o Senado. A maioria das pesquisas apontam Marconi Perillo (PSDB) na dianteira, seguido por Delegado Waldir (União Brasil) e mais distante, Wilder Morais (PL), João Campos (Republicanos), Vilmar Rocha (PSD), Alexandre Baldy (PP) e Denise Carvalho (PCdoB). Marconi e Waldir travam uma guerra na divulgação de pesquisas.

Quem está certo?

Circula nas redes sociais, post do Delegado Waldir afiançando que ultrapassou Marconi conforme pesquisa do Instituto Direct. Na estimulada, Waldir tem 22,7% das intenções de voto e Marconi 19,8%, que indica empate técnico dentro da margem de erros. Na Pesquisa IAD/Diário de Aparecida, divulgada nesta terça-feira (27), o ex-governador está com 29,3% das intenções de voto e Waldir 16,6%. As pesquisas estão registradas no TER com o número GO-05959/2022 e GO-03062/2022. A conferir.

Mendanha na estrada…

Gustavo Mendanha começa sua agenda de carreatas nesta quinta-feira (29) por Morrinhos, Caldas Novas, Itumbiara e Rio Verde, terra de seu vice Heuler Cruvinel. Na avaliação do núcleo de campanha, o candidato foi bem no debate e acredita que pode virar o jogo na reta final.

…Vitor Hugo também

Major Vitor Hugo (PL) cumpre agenda em Anápolis e Aparecida de Goiânia. Em Anápolis, visita às 5 horas a Ceasa e às 7 horas participa de sabatina presencial e ao vivo na Rádio São Francisco (97.7 FM). Às 11h30, ele concede entrevista via telefone para a Rádio Sucesso, de Jataí (91.5 FM). No período da tarde, Major Vitor Hugo vai para Aparecida de Goiânia, onde, às 17h, realiza caminhada e bandeiraço no Setor Garavelo.