Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Sebrae e OCB são ‘fechados’ em castas e distantes do povo

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de maio de 2023

A substituição forçada do antigo presidente nacional do Sebrae articulada pelo governo Lula é lida por petistas próximos ao presidente como uma guinada no modelo de gestão também nos Estados. O novo presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, entra com a missão de dar maior publicidade às políticas de incentivo ao empreendedorismo. Ele tem repetido em eventos que “precisamos ter a dimensão da importância que temos nesse momento do Brasil”. “Tirar as gravatas e ajudar um povo que precisa de nós. Um Sebrae que não seja de um Estado ou outro, mas que seja do Brasil.” Na mesma linha, segue o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). “Vamos trabalhar juntos em uma agenda positiva para fomentar esse setor”, disse na primeira reunião de trabalho com o Sebrae. Nos últimos anos, o Sebrae tem perdido relevância, principalmente em Goiás, onde está desconectado da massa. A carteira de incentivo está mais voltada para a classe média. Salvo exceções, a patuleia do andar de baixo da pirâmide social, mesmo nos municípios goianos, desiste do sonho de ter seu negócio devido à burocracia. Na política de ‘castas’ representativas, segue o sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB). Não tem muita publicidade do que fazem em relação ao montante de recursos que dispõem. Ficam restritas ao círculo do poder da vez.

Números impressionam, mas…

… ficam restritos praticamente entre eles e um segmento pequeno da população que tem negócios com o Sebrae dos Estados. Divulgado recentemente, as micro e pequenas empresas respondem por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB). São 20 milhões de empresas geradoras de cerca de 70% dos novos empregos no País.

Continua após a publicidade

País dividido

A continuar nessa toada, o País vai aprofundando cada vez mais sua divisão. Não se trata mais de bolsonarismo ou ressentidos de direita. A questão é que, tanto os inquilinos do Alvorada, Congresso e, principalmente, a Suprema Corte, não movem um dedo para o apaziguamento. Põem é mais gasolina na fogueira.

Arthur ‘Seixas’

A coluna apurou que o ex-secretário de Governo na Prefeitura de Goiânia, Arthur Bernardes, anda ‘tiririca da vida’ com gente procurando empresários e pessoas próximas a ele falando em seu nome. Arthur deve estar repetindo Raul Seixas: “Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender”.

Inclusão social

A Polícia Militar de Goiás, por meio do 2° BPCHOQUE, de Valparaíso, promove, no dia 1° de junho, um dia de atividades comunitárias na sede do Batalhão. De acordo com o coordenador, Major Wiliam Miler, o destaque é a 2° corrida da Unidade. “É um meio de inclusão social e também de conscientização dos jovens e suas famílias sobre os perigos que rodam os adolescentes”, diz Miler.

Kitão bonfinopolino

O vereador Lucas Kitão (PSD) vai receber o título de cidadão bonfinopolino. A homenagem foi apresentada pelo presidente da Câmara de Bonfinópolis, Eder Fernandes (Cidadania). (Especial para O Hoje)