Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Secretaria da Economia diz não à redução de alíquotas dos combustíveis

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 19 de agosto de 2021

Da forma como propõe o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), de redução das alíquotas do ICMS sobre combustíveis, de 30% para 14% sobre a gasolina, de 25% para 14% do álcool, e de 16% para 14% do diesel, a secretaria da Economia recomendou à Alego a não aprovação da proposta. O parecer foi solicitado pela secretária Cristiane Schmidt, e apontou para um impacto de 10,66% sobre o total arrecadado pelo Estado, estimado em R$ 1,82 bilhão. A proposta do parlamentar tem como destino o arquivamento, principalmente agora que o governo criou grupo para estudar uma saída para um eventual corte nas alíquotas. 

Rombo  

Como argumento, a Secretaria da Economia vê na proposta dos combustíveis renúncia fiscal, já que o projeto não indica qualquer medida compensatória. 

Continua após a publicidade

Na conta 

O staff de Gustavo Mendanha (MDB) computa ganhos políticos ao prefeito de Aparecida de Goiânia, quando o assunto é a alíquota do ICMS sobre combustíveis. O assunto foi parar nas redes sociais do emedebista. 

Pitaco    

Refazendo cálculos, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, conclui que o governo do Estado pode efetivar corte de alíquotas do ICMS sobre combustíveis, em cima dos 75% que o governo detém. Sem prejudicar os municípios.

Vigília  

Destoando da cúpula estadual do MDB, que, ao que tudo indica, vai abrir mão de lançar candidato a governador, em 2022, o deputado Paulo Cezar Martins assumiu a Secretaria Geral do diretório comandado por Daniel Vilela. 

PSC na jogada 

Se bastasse o cerco de sete partidos em busca de uma vaga na chapa caiadista, em 2022, agora é a vez do PSC, que se junta às demais siglas, apontado o nome do ex-senador Wilder Morais. 

Marcar posição 

Para ganhar visibilidade e mostrar força na hora de formatar alianças, o PSD tem reunião marcada para esta sexta-feira, para reforçar a posição do partido nas eleições de 2022. Com prefeitos e vereadores da Região Metropolitana. 

Sem privilégio 

Aviso aos agentes públicos goianos que detêm mandato eletivo. O STF declarou inconstitucional a chamada candidatura nata. Ou seja, não há mais garantia de registro de candidaturas para o mesmo cargo à revelia dos partidos. 

Convite  

Como Goiás foi foco de busca e apreensão da operação da Polícia Federal, de combate a desvio de recursos em organizações sociais que dirigem hospitais, o deputado Alysson Lima convidou o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a falar sobre o assunto na Alego. 

CURTAS  

– Cinco juízes goianos, incluindo a presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo, estão concorrendo a uma caga no Conselho Nacional de Justiça, cuja escolha acontece hoje, no STF.